Programa USP Cidades Globais seleciona pesquisadores de pós-doutorado e colaboradores

Interessados em desenvolver pesquisas no programa do Instituto de Estudos Avançados da USP devem submeter um projeto até o dia 15 de dezembro

Objetivo do programa é reunir pesquisadores dedicados às questões urbanas e regionais – Foto: 123RF

Centro de Síntese USP Cidades Globais do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP tem inscrições abertas para seleção de pesquisadores de pós-doutorado e colaboradores. É possível submeter um projeto sobre um dos 18 temas propostos pelo programa, cada um deles relacionado a um supervisor. As submissões devem ser feitas neste link até às 10h (horário de Brasília) de 15 de dezembro de 2023. O projeto não oferece bolsa de pesquisa.

O objetivo do programa é reunir pesquisadores – nacionais ou estrangeiros – dedicados às questões urbanas e regionais, integrando redes de estudos e pesquisas internacionais. Com isso, “espera-se gerar aplicações, experimentações e soluções que se convertam em subsídios para as transformações necessárias no contexto urbano e regional”.

A ideia é que os novos pesquisadores tragam uma perspectiva de trabalho inter e transdisciplinar em suas pesquisas, intensificando diálogo e interação entre todas as áreas do conhecimento, em propostas que considerem as complexidades das cidades e a projeção para 2050. Acompanhe a chamada do programa aqui.

Para os ingressantes pelo programa de pós-doutorado serão aceitas propostas de 12 meses, prorrogável por igual período, com carga mínima semanal de 20h. Confira as instruções clicando aqui.

Pesquisadores colaboradores que ingressarem no programa terão aceitas propostas de 12 meses, prorrogável por igual período, com carga mínima semanal de 20h. Confira os detalhes neste link.

O resultado dos projetos selecionados será divulgado no dia 15 de março de 2024 e as atividades têm início no mesmo mês. Os selecionados devem desenvolver suas atividades no IEA em São Paulo ou nos polos do interior.

Áreas de pesquisa

As áreas de pesquisa estão ligadas a pelo menos um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Confira a relação de temas e pesquisadores supervisores do USP Cidades Globais. É necessário consultar os supervisores antes de submeter a proposta:

• Governança de riscos ambientais, adaptação e resiliência
    Adelaide Cassia Nardocci – nardocci@usp.br
    Pós-doutorado
  • Planejamento ambiental com interface ao planejamento urbano
    Amarilis Lucia Casteli Figueiredo Gallardo
    amarilisgallardo@usp.br
  • Construções sustentáveis
    Brenda Chaves Coelho Leite – bcleite@usp.br
    Pós-doutorado, Pesquisador colaborador
  • Medicina do estilo de vida
    Bruno Gualano – gualano@usp.br
  • Biodiversidade urbana
    Carlos Arturo Navas Iannini – navas@usp.br
    Pós-doutorado, Pesquisador colaborador
  • Mobilidade sustentável de pessoas e cargas
    Claudio Barbieri da Cunha – cbcunha@usp.br
    Pós-doutorado, Pesquisador colaborador
  • O Trabalho em Turismo: minimizando desigualdades e promovendo sustentabilidade
    Debora Cordeiro Braga – bragadc@usp.br
  • Lazer, Turismo e suas inter-relações na sociedade
    Edmur Antonio Stoppa – stoppa@usp.br
  • Planejamento urbano e regional
    Eduardo Alberto Cusce Nobre – eacnobre@usp.br
    Pesquisador colaborador
  • Justiça, equidade, diversidade e inclusão na transição para o novo saneamento no Brasil
    Eduardo Mario Mendiondo – emm@sc.usp.br
    Pós-doutorado, Pesquisador colaborador
  • Ciência de dados aplicada a problemas urbanos
    Fabio Kon – kon@ime.usp.br
    Pós-doutorado
  • Estratégias de criação e consolidação de ecossistemas empreendedores: o papel dos municípios
    Felipe Mendes Borini – fborini@usp.br
    Pós-doutorado, Pesquisador colaborador
  • Sustentabilidade em espaços públicos urbanos
    Fraya Frehse – fraya@usp.br
  • Socioambiental
    Maria da Penha Vasconcellos – mpvascon@usp.br
    Pós-doutorado, Pesquisador colaborador
  • Geotecnia ambiental (poluição de solo; reuso de resíduos; aterros de resíduos)
    Maria Eugenia Gimenez Boscov – meboscov@usp.br
    Pós-doutorado, Pesquisador colaborador
  • Mudanças climáticas e saúde, saúde e ambiente: poluição atmosférica, transportes urbanos, ambiente construído e saúde
    Nelson Gouveia – ngouveia@usp.br
    Pós-doutorado
  • Planos e projetos de infraestrutura verde com soluções baseadas na natureza
    Paulo Pellegrino – prmpelle@usp.br
    Pós-doutorado, Pesquisador colaborador
  • Justiça climática e cidades resilientes
    Pedro Roberto Jacobi – prjacobi@gmail.com
    Pesquisador colaborador
  • Economia circular na área têxtil
    Regina Aparecida Sanches – regina.sanches@usp.br
    Pós-doutorado, Pesquisador colaborador
  • Lazer, turismo e políticas setoriais: interfaces com o desenvolvimento das cidades
    Ricardo Ricci Uvinha – uvinha@usp.br
    Pós-doutorado, Pesquisador colaborador
  • Ambiente urbano, bem-estar e caminhabilidade: aspectos qualitativos e quantitativos nas diferentes escalas de intervenção
    Roberta Consentino Kronka Mülfarth – rkronka@usp.br
  • Indicadores de sustentabilidade
    Tadeu Fabricio Malheiros – tmalheiros@usp.br
  • Direito e infraestrutura urbana
    Thiago Marrara – marrara@usp.br
    Pós-doutorado
  • Água: abastecimento e destino após o uso
    Wagner Costa Ribeiro – wribeiro@usp.br
    Pesquisador colaborador
  • Qualidade ambiental; Novas propostas para saneamento ambiental; Cidades e comunidades sustentáveis com ênfase em resíduos sólidos e desastres; Consumo e produção sustentável e desenvolvimento local e regional
    Wanda Maria Risso Günther – wgunther@usp.br
    Pós-doutorado, Pesquisador

Confira a chamada com mais detalhes sobre o USP Cidades Globais clicando aqui e acompanhe a página do programa.

Por Jornal da USP – Com informações da Assessoria de Comunicação do IEA USP