Projeto CON:FINIS | Diálogos Audiovisuais

Fique em casa! No mundo inteiro, no centro das estratégias de combate à propagação do coronavírus está o espaço doméstico. Mas que lugar é este no qual devemos nos confinar? Quais novos significados e atribuições ele vem assumindo, e por quanto tempo?

O Projeto CON:FINIS, proposto pelo Nomads.usp, ligado ao Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU), da USP em São Carlos, quer problematizar o processo de ressignificação do habitar, acentuado pela atual pandemia, estimulando reflexões sobre seus muitos aspectos. Propõe, também, utilizar o audiovisual como linguagem, suporte de narrativas e meio de intercâmbio de compreensões e vivências, através da Internet.

‘Confinar’ vem da combinação de duas palavras latinas – com = junto, e finis = fronteira – significando originalmente “ter ou construir uma fronteira em comum”. É desta perspectiva que o Projeto CON:FINIS aborda as novas fronteiras colocadas ao habitar, e, inversamente, a atenuação de limites conhecidos, por exemplo entre privado e público, entre co-habitantes, entre trabalho e lazer.

O projeto parte da compreensão de que o espaço doméstico confinado constitui, hoje, um denominador comum momentâneo entre todxs nós, um sistema que se estende por quase todo o planeta, do qual somos partes em interação. O projeto propõe a observação e documentação das entranhas desse sistema, a partir do seu interior, por todxs nós, observadores e participantes.

Para isso, convidamos a todxs a integrar esse processo coletivo de reflexão via Internet, ampliando os limites do espaço confinado para a inclusão de olhares cruzados, ações solidárias e produção de conhecimento sobre o habitar em tempos de confinamento.

COMO PARTICIPAR

  1. Produza um vídeo de, no máximo, 2 minutos, compartilhando suas impressões sobre seu atual espaço de habitar, seu cotidiano, experiências e reflexões no confinamento. Você pode filmar o que quiser. Qualquer câmera serve, inclusive a do seu celular;

  2. Preencha a ficha de inscrição do seu vídeo. Preencha uma ficha para cada vídeo que quiser enviar ao Projeto;

  3. Carregue seu vídeo na base de dados do Nomads.usp, na própria ficha de inscrição.

Os vídeos serão disponibilizados publicamente para visualização e também comporão um filme documentário sobre os espaços de habitar sob confinamento, a ser editado pelo Nomads.usp. Todos os vídeos serão licenciados sob licença Creative Commons, permitindo seu remix e reuso, desde que citados seus autores (CC BY-NC-SA). Todos os participantes poderão produzir suas próprias edições, utilizando todo o material disponibilizado.

Veja aqui algumas questões sobre o habitar e o confinamento que podem inspirar seu vídeo!

Esperamos que o Projeto CON:FINIS possa contribuir para o debate acadêmico em nossa área, e para a excelência do ensino, pesquisa, cultura e extensão em nossas universidades.

Por CON:FINIS

VEJA TAMBÉM ...