Projeto da USP oferece curso para pensar a relação entre alimentação e a Agenda 2030

Grupo Sustentarea, da Faculdade de Saúde Pública da USP, tem inscrições para o curso “Multiplica ODS – Conectando Sistemas Alimentares aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável” a partir do dia 24 de julho

Curso vai relacionar alimentação e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – Foto: Reprodução/ONU

No Brasil e no mundo, a alimentação tem sido um tema central e diante de um quadro complexo de sindemia global – que combina pandemias de obesidade, desnutrição e mudanças climáticas – muitas iniciativas têm abordado a alimentação sob a perspectiva da sustentabilidade. Na perspectiva de aprofundar a temática da alimentação com a sustentabilidade o Sustentarea, projeto de extensão universitária da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, vai promover entre os dias 7 de agosto a 7 de outubro a segunda edição do curso Multiplica ODS – Conectando Sistemas Alimentares aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

O curso é autoinstrucional, on-line, gratuito e interdisciplinar, tem 30 horas de duração, e será realizado virtualmente. Serão disponibilizadas 150 vagas, preenchidas por ordem de inscrição que inicia nesta segunda-feira, dia 24 de julho, a partir das 8h00 e encerra após todas as vagas serem preenchidas. Para se inscrever, clique aqui.

O objetivo é apresentar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e como a questão alimentar se relaciona com os 17 ODS que formam a Agenda 2030, um plano de ação global estabelecido em 2015 pelas Nações Unidas visando assegurar uma vida digna às populações e respeitosa ao planeta. O curso tem como público-alvo profissionais de nível superior que atuem em áreas correlatas aos ODS – como saúde, educação, e gestão -, além de estudantes de graduação e pós-graduação e indivíduos interessados no tema.

Serão realizadas discussões teóricas e atividades interativas ao longo de dois meses, divididos em cinco módulos (Boas-vindas, Dimensão Ambiental, Dimensão Social, Dimensão Econômica e E o ODS 17?), e os alunos têm acesso ao material produzido pelo Sustentarea, materiais complementares e vídeos, além de desenvolverem atividades e interagirem com seus colegas.

Em sua primeira edição, em 2022, o curso teve mais de 300 inscritos, de diferentes áreas e experiências profissionais. Além disso, a primeira edição realizou um Webinário on-line com especialistas para discutir sobre o sistema alimentar e a sustentabilidade. Clique aqui para assistir.

O Sustentarea trabalha desde 2012 na produção e divulgação de dados e informações sobre alimentação saudável e sustentável. Confira mais informações no site https://www.fsp.usp.br/sustentarea e nas redes sociais Instagram e Linkedin.

Por Jornal da USP – Com informações do grupo Sustentarea

VEJA TAMBÉM ...