Química às 16h – Da síntese às aplicações brilhantes de corantes orgânicos

Evento acontece nesta quarta-feira (11/10)

Os materiais luminescentes orgânicos estão atraindo muito interesse devido à sua versatilidade e à sua possível aplicação em diversas áreas. “Ao modificar a estrutura molecular, as propriedades fotofísicas e eletroquímicas dos corantes orgânicos podem ser ajustadas e abordadas com sucesso”.  A afirmação é do professor Fabio Rizzo, do Center for Soft Nanoscience da  Universität Munster, Alemanha, que profere seminário no Instituto de Química de São Carlos (IQSC-USP), onde apresentará resultados obtidos em diferentes áreas.

Fabio Rizzo centra sua atividade de investigação na síntese e caracterização fotofísica de compostos orgânicos e organometálicos (complexos de metais de transição e lantanídeos) com propriedades emissivas em solução e no estado sólido como monocamadas auto-montadas.  Em particular, estuda a relação entre estrutura molecular e emissão para sintonizar a cor observável sob fotoestímulos e eletroestímulos (quimiluminescência eletrogerada ou ECL), dedicando-se recentemente parte de seu trabalho ao design de compostos solúveis em água com propriedades altamente emissoras para aplicações biológicas, como a detecção de proteínas.

Foto: acervo do pesquisador

O evento integra a programação do Ciclo de Palestras e Seminários “Química às 16h”, coordenado pelos professores Laís Canniatti Brazzaca e Marcelo Henrique Gehlen.

Agende

“From synthesis to shining applications of organic dyes”
Prof. Fabio Rizzo (Universität Munster, Alemanha)
11/10/2023 (quarta-feira) – 16h
anfiteatro “Prof. Edson Rodrigues” (térreo do edifício Q1) do IQSC-USP
O seminário, aberto aos interessados, será presencial e proferido em inglês.

Inscrições e outras informações: no site do IQSC.