Uma nova Ouvidoria para aproximar a USP da sociedade

Localizada nas Colmeias, a nova sede da Ouvidoria é um canal de diálogo da Universidade com a comunidade interna e externa

A Ouvidoria agora conta com quatro salas, uma recepção, sala de espera, dois banheiros e um jardim para convivência – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

A Ouvidoria-Geral inaugurou ontem, dia 29 de setembro, sua nova sede. Localizada no Favo 14 das Colmeias, a Ouvidoria agora conta com um espaço apropriado para abrigar suas atividades, promover discussões e atender ao público de forma acolhedora e discreta.

“A Ouvidoria é um dos canais mais importantes de comunicação da Universidade com a comunidade, tanto interna quanto externa. Ouvir, analisar, oferecer uma resposta, é fundamental para quem quer promover o diálogo, para quem pretende fazer uma gestão participativa. A Ouvidoria tem esse papel e fico feliz ao constatar que ela está muito bem localizada, perto da Praça do Relógio e dos alunos”, afirmou o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior, durante a visita às novas instalações.

Para a ouvidora Marília Seelaender, “esse espaço é reflexo direto do compromisso inequívoco da Reitoria com a atenção individual e coletiva à nossa comunidade e o empenho em dialogar com a sociedade. O novo espaço, concebido para receber e acolher também pessoas com necessidades especiais, é amplo, convidativo e atraente e garante a discrição e a autonomia requeridas pela função de Ouvidoria”.

O Favo 14, que estava sem utilização, passou por uma readequação da estrutura, reforma das instalações elétricas, construção de banheiros e adequação às normas de acessibilidade. A Ouvidoria agora conta com quatro salas, uma recepção, sala de espera, dois banheiros e um jardim para convivência.

“Para qualquer universidade que pretende ser inclusiva, participativa e transparente, a Ouvidoria é um órgão fundamental. Essa nova sede da Ouvidoria mostra que a USP está cultivando seus lugares, aperfeiçoando espaços e, sobretudo, dando uma atenção especial a todas as dimensões referentes à necessidade de inclusão e participação”, lembrou a vice-reitora Maria Arminda do Nascimento Arruda.

Além da Ouvidoria, o espaço também abrigará o Serviço de Informação ao Cidadão (SIC), por meio do qual o cidadão pode ter acesso a documentos e informações contemplados pela Lei de Acesso à Informação.

(Da esq. p/ dir.) O coordenador executivo do Gabinete do Reitor, Edmilson Dias de Freitas; a vice-reitora Maria Arminda do Nascimento Arruda; a ouvidora-geral da Universidade, Marília Seelaender; e o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Transparência

Criada em março de 2001, a Ouvidoria-Geral da USP tem a missão de ouvir, buscar esclarecimentos e ajudar na compreensão dos problemas da Universidade. O objetivo é melhorar os serviços prestados, corrigir erros, desvios e abusos, mediar conflitos e proteger o direito à informação, contribuindo para a existência de um ambiente harmonioso.

É um órgão independente e neutro, que dá voz tanto aos uspianos quanto ao público externo, gerando informações essenciais para o aprimoramento da gestão universitária.

Os atendimentos, presenciais ou por videoconferência, são feitos mediante agendamento prévio. Para registrar uma manifestação basta preencher um formulário disponível na página da Ouvidoria.

“Como participantes de uma gestão em que há amplo e fácil diálogo, a detecção de falhas e consequente aperfeiçoamento de serviços, relações e processos é atividade que desempenhamos com muito orgulho, esperando poder contribuir para uma universidade que se percebe protagonista, inclusiva, aberta ao contínuo diálogo e à interação com todos os seus elementos e com a sociedade”, afirmou Marília.

Por Erika Yamamoto – Jornal da USP