Universidade recepciona os novos servidores técnicos e administrativos contratados

O Departamento de Recursos Humanos da USP recebeu os novos servidores com palestras e atividades para conhecer a história, a estrutura e a missão da USP

O evento foi realizado presencialmente na Sala do Conselho Universitário, mas teve transmissão ao vivo para todos os campi da USP – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Na manhã da terça-feira, dia 9 de abril, cerca de 120 servidores técnicos e administrativos recém contratados participaram de uma recepção promovida pelo Departamento de Recursos Humanos (DRH) da Coordenadoria da Administração Geral (Codage) da Universidade. O encontro foi uma oportunidade para o novo servidor conhecer melhor a USP, sua história, estrutura e importância social, e entender seu papel no cumprimento dessa missão.

“Esse processo de renovação de uma instituição é muito importante porque é uma oportunidade para reforçar nossa capacidade de entrega. Desejamos a todos vocês muito sucesso em sua vida profissional aqui na USP”, afirmou o chefe de Gabinete do Reitor, Arlindo Philippi Junior, na abertura do evento.

O coordenador  da Codage, João Mauricio Gama Boaventura, fez questão de parabenizar a todos pela aprovação em um processo seletivo bastante competitivo. “Vocês estão sendo muito aguardados. A Universidade passou por um grande período sem contratação de servidores por causa de restrições orçamentárias, por isso, a expectativa é grande”, explicou.

O coordenador de Administração Geral, João Maurício Boaventura (esquerda), e o chefe de Gabinete do Reitor, Arlindo Philippi Junior – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

“A USP é uma instituição de grande impacto para a sociedade, não só paulista, mas brasileira. Ela nasceu em 1934, por iniciativa de líderes que acreditaram que o Estado de São Paulo deveria ter um centro de desenvolvimento científico e tecnológico para impulsionar o nosso desenvolvimento. O resultado é o que somos. Em 2024, completamos 90 anos e, agora, vocês se juntam a nós nesta missão”, ressaltou Boaventura.

O dirigente também lembrou que “a USP está entre as 100 melhores universidades do mundo, sendo a única latino-americana presente. É uma instituição muito respeitada pela sociedade porque fornece apoio científico em diversas áreas do conhecimento – como, por exemplo, problemas meteorológicos, educação, políticas públicas, emergências sanitárias como a pandemia da covid-19 – contribuindo para o desenvolvimento da sociedade em todos os aspectos”.

O evento foi realizado presencialmente na Sala do Conselho Universitário, mas teve transmissão ao vivo para todos os campi da Universidade.

Integração

Esse é a primeira grande contratação de servidores técnicos e administrativos realizada pela Universidade em uma década.

“Estamos muito felizes por receber vocês. A equipe do DRH se esforçou bastante para que tudo desse certo e todos vocês pudessem estar aqui hoje, para começarmos essa jornada juntos. Nossa experiência mostra que as pessoas entram na USP para ficar e é isso que faz a Universidade ser o que ela é”, afirmou o diretor do Departamento de Recursos Humanos, Wilson Aparecido Costa de Amorim.

O diretor apresentou os principais pontos do Manual do Servidor Técnico e Administrativo, com informações gerais sobre a Universidade, legislação, carreira, benefícios, serviços, sistemas corporativos, canais de comunicação com o DRH e com os Centros de Serviços Compartilhados em RH.

O grupo também participou de atividades como palestras sobre Diversidade e Segurança e passeios culturais.

O diretor do Departamento de Recursos Humanos, Wilson Aparecido Costa de Amorim – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Por Erika Yamamoto – Jornal da USP