USP deverá implantar avaliação seriada como nova forma de ingresso de alunos de escolas públicas

Conselho Universitário aprovou que a Universidade e a Secretaria Estadual da Educação estabeleçam um protocolo de intenções para a criação da Prova Paulista

Para 2023 (com ingresso em 2024), a USP deverá oferecer 1.500 vagas, das quais 555 serão destinadas para estudantes pretos, pardos e indígenas – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

O Conselho Universitário aprovou, em sessão realizada no dia 27 de junho, que a USP estabeleça um protocolo de intenções com a Secretaria Estadual de Educação para a utilização de uma avaliação seriada, a ser aplicada aos estudantes do 1º, 2º e 3º anos das escolas públicas estaduais, como nova forma de ingresso nos cursos de graduação da Universidade.

Batizado de Prova Paulista, o projeto prevê a adesão da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Para 2023 (com ingresso em 2024), a USP deverá oferecer 1.500 vagas, das quais 555 serão destinadas para estudantes pretos, pardos e indígenas. Essas vagas serão redistribuídas do total das vagas oferecidas para alunos de escolas públicas na Fuvest e no Enem USP.

Neste primeiro ano de implementação do programa, serão considerados os 360 mil alunos matriculados no 3º ano do ensino médio, mas a proposta é que, para o próximo ano, sejam incluídas as demais séries.

O pró-reitor de Graduação, Aluísio Segurado, destacou que um dos principais desafios da Universidade é aumentar o interesse do estudante da rede pública a ingressar na USP, possibilidade que poderá ser ampliada com a adoção da Prova Paulista. Segurado citou que apenas 16% dos 400 mil alunos que concluíram o ensino médio público fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2023 e, em média, 8,7% desses concluintes se inscreveram no vestibular da Fuvest nos últimos cinco anos.

Para garantir a permanência desses estudantes na Universidade, a Secretaria Estadual da Educação deverá oferecer uma bolsa de estudos a alunos com necessidades socioeconômicas. Inicialmente, o valor do auxílio deverá ser de R$ 800 mensais. A parceria com a Secretaria prevê também o oferecimento de estágio remunerado para estudantes dos 28 cursos de Licenciatura da USP na rede pública de ensino, no valor de R$ 2.100 mensais.

“A aproximação com a Secretaria da Educação e com o ensino público é um dos pontos positivos dessa parceria. Outros destaques são que esses alunos já entrarão com uma bolsa garantida pelo Governo do Estado e nossos estudantes de licenciatura terão a oportunidade de desenvolver seus estágios nas escolas”, afirmou o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior.

Segundo o reitor, com esta aprovação do Conselho Universitário, as negociações com a Secretaria deverão ter continuidade e os detalhes sobre o projeto, como a elaboração das provas, deverão ser apresentados na reunião do Conselho prevista para o dia 1º de agosto.

Por Adriana Cruz – Jornal da USP