Biblioteca do IFSC/USP homenageia Maria Cristina Dziabas

Chegam ao fim quarenta anos de serviço exemplar

Todos foram chegando e se acomodando no pequeno hall que dá acesso ao Auditório “Prof. Sérgio Mascarenhas”, no edifício administrativo do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP). Rostos já bastante conhecidos de colegas que se cruzam diariamente nos corredores do Instituto, personagens que pertencem a uma azáfama cotidiana caracterizada por docentes, pesquisadores e alunos daquela que é considerada uma das mais produtivas unidades da Universidade de São Paulo.

E essa aglomeração – disciplinada, como não poderia deixar de ser – tinha algo de extraordinário, não só pelas conversas animadas que despontavam nos inúmeros pequenos grupos que entretanto se foram formando, mas principalmente pelos sorrisos espontâneos que emolduravam as faces de cada um dos participantes. E, o motivo desse contentamento e dessa “agitação” geral há muito tinham sido devidamente programados: era a hora de dizer adeus – ou melhor, dizer até logo – a uma das mais distintas funcionárias do IFSC/USP ao serviço na Biblioteca da Unidade, após cerca de quarenta anos inteiramente dedicados à sua profissão. Agora, ao completar 75 anos de idade, Maria Cristina Dziabas retirou-se sob os aplausos de quem fez questão de participar da pequena festa de homenagem em sua honra, devidamente organizada pelo seu serviço, e congregando em seu redor professores, pesquisadores, alunos, servidores e restantes colaboradores do Instituto.

Conseguimos invadir, mesmo que só por breves momento, os olhos marejados da “Cris” – como carinhosamente sempre foi tratada – enquanto ela recebia os abraços fraternos daqueles que sempre a admiraram. E, nesse seu doce olhar (eterno) um misto de emoções. Cremos que, por um lado, estava ali presente um sentimento de alívio e satisfação por ter alcançado a meta de se aposentar após tantos anos de trabalho árduo, algo que se traduz em um orgulho enorme de ter completado suas realizações, conquistas e contribuições ao longo de sua carreira. A aposentadoria representa uma transição para uma fase da vida com mais liberdade e tempo para se dedicar a outros interesses, hobbies, projetos pessoais e passar mais tempo com a família e amigos. Contudo, por outro lado, conseguimos detectar nesse mesmo olhar também uma sensação de nostalgia. A rotina de trabalho que a “Cris” ocupava a maior parte do tempo e que lhe proporcionava uma estrutura sólida, pode deixar um vazio inicial e que é perfeitamente normal. A falta do ambiente de trabalho, dos colegas, das responsabilidades e dos desafios que faziam parte da vida profissional, vão permanecer ainda por algum tempo. Mas tem algo que é muito importante de salientar, que é o fato da “Cris” poder, a partir de agora, explorar essa nova fase de sua vida: mais tempo para a família… Mais tempo para os amigos… Mais tempo para viajar… Mais tempo para usufruir plenamente de si mesma!

A Homenagem de todos nós

Coube ao Prof. Otavio Thiemann, representando a diretoria e as chefias de departamento do IFSC/USP, agradecer à homenageada o trabalho desenvolvido ao longo de cerca de quarenta anos em prol da USP e do IFSC. Este momento, além de ser festivo, traz com ele um pingo de tristeza já que não poderemos ver a “Cris” aqui com tanta frequência, mas o que importa é que ela faz uma merecida pausa profissional para poder desfrutar de um merecido descanso”, sublinhou o docente.

Maria Cristina Dziabas dedicou não só a sua vida ao IFSC e à USP, como também ao ensino, através de um exemplar trabalho na Biblioteca do Instituto, ajudando-a a que ela se tornasse em um modelo, uma referência dentro da Universidade de São Paulo, algo que orgulha toda a comunidade. “Acompanhei muito o trabalho da Biblioteca e de sua equipe, principalmente quando tive responsabilidades na pós-graduação e não posso deixar de elogiar o trabalho desenvolvido por toda a equipe, e particularmente o da “Cris”, sempre muito discreto, eficiente, fundamental. Sem o trabalho dela e o de toda a equipe da Biblioteca, nossos alunos teriam encontrado muitas dificuldades em terminar suas teses, suas dissertações, seus TCC. Sorridente, prestativa, simples, educada, empenhada e competente, a “Cris” vai fazer muita falta. “Cris”, muito obrigado por ter dedicado sua vida inteira em prol de um serviço de altíssima qualidade”, concluiu Otavio Thiemann, que entregou à homenageada uma placa evocativa do momento.

Prestes a iniciar uma nova fase em sua vida, certamente repleta de possibilidades, oportunidades e tranquilidade em todos os sentidos, Maria Cristina Dziabas agradeceu, de forma simples – como só ela sabe fazer – a todos quantos participaram de sua homenagem. As palavras foram poucas, mas sentidas. “Agradeço imensamente por todos estes anos, sabendo que fiz o que mais gostei de fazer em termos profissionais. Agradeço a todos vocês pelo carinho, agradeço a toda a equipe da Biblioteca do IFSC. E já aviso… Não vou sumir!”.

Um novo horizonte
Para aquela que encerra sua jornada,
Uma carreira repleta de conquistas alcançadas.
É hora de descansar e desfrutar da calma,
Colhendo os frutos de um trabalho com alma.

O tempo dedicado, as batalhas enfrentadas,
Caminhos trilhados, histórias compartilhadas.
Cada desafio superado, cada meta atingida,
Deixaram uma marca, uma vida enriquecida.

Você chegou ao fim, mas é apenas um começo,
Pois agora poderá aproveitar com mais apreço.
As horas livres para se dedicar ao lazer,
Despertar novos sonhos e se reencontrar.

Que a aposentadoria seja um novo horizonte,
Onde a felicidade e a paz sejam sempre prontas.
Aproveite cada momento, saboreie a liberdade,
Comemore as conquistas de uma vida de verdade.

Um brinde àquela que encerra sua jornada,
Emerge como uma estrela, de alma renovada.
Celebre suas realizações com todo o ardor,
Você é um exemplo de sucesso e valor.

Por Rui Sintra – Assessoria de Comunicação – IFSC/USP