Via Viva 2024: Ministério dos Transportes convida o Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP como instituição parceira

Parceria foi motivada pela relevância do órgão governamental com o IAU. Evento ocorre nos dias 17 e 18 de setembro e será transmitido ao vivo pelo YouTube. Submissão de trabalhos para o Livro Via Viva 2024 deve ser feita até 20 de maio

Com muita satisfação, o Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) da USP, em São Carlos, aceitou, na última quinta-feira (11), o convite de parceria com o Ministério dos Transportes para o Via Viva 2024. Neste ano, o evento chega à sua 8ª edição, com o tema Licenciamento Ambiental: retomando diálogos.

O Via Viva, que ocorre nos dias 17 e 18 de setembro, é um fórum de discussão de temas socioambientais que permeiam a infraestrutura de transportes. Além disso, representa e consolida o compromisso com a sustentabilidade na tomada de decisões e políticas do Ministério dos Transportes, fortalecendo seu papel de articulador entre sociedade, investidores e governo.

Como instituição parceira, o IAU apoia a divulgação do evento aos interessados e indica palestrantes para o evento, quando solicitado.

O evento será realizado no Auditório do Ministério dos Transportes e transmitido ao vivo pelo YouTube.

Publicação do Livro Via Viva 2024

Assim como nas edições anteriores, haverá também a publicação do livro Via Viva 2024.

Serão aceitos os trabalhos relacionados aos temas de sustentabilidade e mudança no clima na infraestrutura de transportes terrestres, dando preferência àqueles alinhados com o tema geral do evento.

A submissão de trabalhos deve ser feita até o dia 20 de maio, pelo site: viaviva.transportes.gov.br/livros.

Contribuições para o IAU

Além da parceria, o IAU e o Ministério dos Transportes já têm um convênio estabelecido para discussão em âmbito nacional do impacto das mudanças climáticas nas infraestruturas e das interferências entre infraestrutura e cidades.

Para a área de Urbanismo, esses resultados são de grande importância pois, cada vez mais, as cidades se aproximam de infraestruturas e vice-versa, com conflitos territoriais fundiários, ambientais e sociais.

De acordo com o docente Jeferson Tavares, a cooperação resultou em um livro, disciplinas de pós-graduação e pesquisas de campo, sendo um meio de articulação entre a universidade e políticas públicas com permanente troca de conhecimento. Assim, o IAU cumpre sua função de ensino, pesquisa e extensão com êxito.

Mais informações sobre o Via Viva 2024, basta acessar o site oficial do evento.

VEJA TAMBÉM ...