Webinar ECar discute Ética e Felicidade

Você já ouviu o termo Eudaimonia?  A origem do termo é grega e, de forma mais simples, costuma ser traduzida atualmente como “felicidade” ou “bem-estar”.   O webinar que acontece nesta sexta-feira, 25 de setembro, às 18 horas, aborda “Ética e Felicidade” e será proferido pelo professor Ives Alejandro Penaloza Munoz.

O pesquisador explica como os termos se relacionam: “na filosofia, a eudaimonia está ligada à ética, fundamentada nas virtudes, que são traços de caráter de que os humanos precisam para florescer individualmente e como membros de uma comunidade”.  E explica que “algumas virtudes, como perseverança e autorregulação, são cruciais para qualquer realização pessoal valiosa. Outras, como honestidade e cooperação, são especialmente importantes para empreendimentos colaborativos, como estudos ou vida profissional”.

O convidado é filósofo, mestre em Educação e pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ética e Felicidade do Instituto de Psiquiatria/Ambulim, do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.  Realiza estudos em neurociência da moralidade, ética das virtudes e educação ética, em especial o julgamento moral, ação moral, empatia, cooperação, fracasso, responsabilidade, livre-arbítrio e existência.

O evento é organizado pelo ECar – Escritório de Desenvolvimento de Carreiras vinculado à Pró-Reitoria de Graduação da USP.  A proposta do Escritório é contribuir  para que os alunos USP tenham trajetórias profissionais de êxito. Há Escritórios Avançados do ECar em cada campus.  Em São Carlos o Escritório é coordenado pelo professor Emanuel Carrilho, Diretor do IQSC.

Para participar do evento on-line  é necessário ter vínculo com a USP e inscrever-se clicando aqui. O link da transmissão será enviado por e-mail.

Palestras e eventos realizados estão disponíveis para todos os interessados no canal do ECar no Youtube.

Contato: carreiras@usp.br

Por Sandra Zambon/Assessoria de Comunicação IQSC com informações ECar