Workshop propõe soluções baseadas em Ciências de Dados para a área de Saneamento

Evento reuniu acadêmicos, integrantes da rede IARA, especialistas da SABESP e MCTI

Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI) e o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC/USP) organizaram na quinta-feira, 24 de agosto, um workshop com especialistas da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) para debater soluções baseadas em ciência de dados, inteligência artificial, mecânica dos fluidos e otimização para o setor de saneamento.

A iniciativa do evento foi do diretor do Instituto, André Ponce de Leon Carvalho, que é também diretor da rede de Inteligência Artificial Recriando Ambientes (IARA), pesquisador principal do CeMEAI e integrou, desta forma, vários agentes acadêmicos capazes de entender os desafios, gerar conhecimento e tecnologias para otimizar processos e melhorar os serviços prestados pela Sabesp, em 375 dos 645 municípios paulistas.

A Sabesp, reconhecida como uma das maiores empresas de saneamento do mundo, tem sido um pioneiro na adoção de tecnologias inovadoras para melhorar a qualidade dos serviços prestados à população. Com a crescente disponibilidade de dados provenientes de sensores, medidores e outras fontes, a aplicação de técnicas avançadas de análise de dados tem o potencial de otimizar a gestão de recursos hídricos, prever falhas em sistemas e melhorar a eficiência operacional.

“Entre as premissas da rede IARA, financiada pela FAPESP, está o fomento de cidades inteligentes no Brasil e no exterior, com base em conceitos como educação, mobilidade, saneamento, saúde e, acima de tudo, meio ambiente e cibersegurança. Trabalhamos também com o compromisso de atender às metas de desenvolvimento sustentável definidas pela ONU e poder contribuir com o aprimoramento dos processos da Sabesp alinha conhecimento científico, inovação, transformação digital e aplicação prática”, disse André.Diretores e representantes do IARA de outros estados e universidades participaram do workshop que contou ainda com a presença de Leonardo Camargo Neves e Everton Goursand de Freitas, ambos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). “O MCTI é um parceiro estratégico do IARA e a vinda destes especialistas a São Carlos é um passo muito importante para que a colaboração com a Sabesp, e com outras empresas que fazem parte da rede IARA, contribuam para o desenvolvimento do país e apoie nas atividades previstas e as iniciativas necessárias relacionadas ao marco legal do saneamento básico”, observou André.

Pela Sabesp, participaram Fabiana Rorato de Lacerda Prado e Carlos Roberto Carvalho com apresentação de várias atividades e processos onde as tecnologias geradas pela ciência de dados, inteligência artificial, mecânica dos fluidos e otimização poderiam contribuir. Com esta oportunidade de integração de saberes, estima-se que parcerias possam ser mais facilmente estabelecidas, como expressou a Gerente de Inovação Tecnológica e Propriedade Intelectual. “Foi excelente o evento, eu aprendi muito. Conseguimos de forma fácil apresentar nossas dificuldades e estabelecer essa interseção entre teoria e prática que certamente resultará em insights inovadores e soluções práticas para os desafios do saneamento. Já conseguimos avançar em alguns diálogos sobre geração de recursos e eu acho que temos um potencial enorme de geração de diversas parcerias no setor de saneamento, beneficiando diretamente a população e o meio ambiente”, falou Fabiana.

Mais informações:
Assessoria de Comunicação do CeMEAI: (16) 3373-6609
E-mail: contatocemeai@icmc.usp.br

Por Raquel Vieira – Comunicação CeMEAI

VEJA TAMBÉM ...