A Física Computacional com a professora Tereza Cristina da Rocha Mendes – Sabidão Podcast

Nesta terça-feira, dia 10, ao vivo à partir das 14h30 pelo Youtube

Bem-vindos a mais uma edição do podcast “Sabidão”, produzido pelo CETI-SC / STI da USP São Carlos, onde mergulhamos no universo das mentes brilhantes que compõem a Universidade de São Paulo. Nesta edição nossa convidada especial é a Profa. Tereza Cristina da Rocha Mendes.

A Profa. Tereza é uma renomada cientista, uma líder acadêmica e uma inspiração para muitos. Com uma trajetória acadêmica invejável, ela é Bacharel e Mestre em Física pela Universidade de São Paulo, além de ter obtido seu PhD em Física pela New York University. Desde 2006, ela é professora no Instituto de Física de São Carlos, USP, e atualmente ocupa a posição de Presidente da Comissão de Graduação. Anteriormente, por 6 anos, ela foi a Coordenadora do Curso de Bacharelado em Física Computacional nesta mesma instituição.

O foco de sua carreira acadêmica está na simulação numérica de teorias de gauge na rede. Seus trabalhos têm impacto significativo na área, incluindo estudos do cenário de confinamento de cor em teorias de Yang-Mills, realizados integralmente pelo grupo de pesquisa do IFSC, e o desenvolvimento de métodos mais eficientes para simulações de QCD na rede, em colaboração com a Colaboração Alpha, do Laboratório DESY-Zeuthen, entre outros projetos.

A Profa. Tereza é amplamente reconhecida por sua contribuição para a pesquisa em física e possui impressionantes 4500 citações na base INSPIRE-HEP, com um fator h de 31, e 2600 citações na Web of Science, com um fator h de 23. Além disso, ela integra atualmente o CAFA como membro titular, demonstrando seu compromisso com a excelência acadêmica.

Nesta edição do “Sabidão”, vamos explorar a jornada acadêmica da Profa. Tereza, suas experiências no ensino superior, os cursos oferecidos pela USP São Carlos, e como orientar os alunos do ensino médio na busca pela escolha da carreira profissional. Vamos mergulhar nos desafios e oportunidades que a ciência e a pesquisa oferecem, bem como discutir o mercado de trabalho na área.

Então, não perca esta oportunidade de conhecer uma das mentes brilhantes por trás do ensino e da pesquisa na USP São Carlos.

Inscreva-se no nosso canal e ative o sino de notificações para não perder esta conversa!

Clique para assistir – https://www.youtube.com/live/hITTav_9ebU?si=r5-LLBFLhGIX956f

#carreiraacadêmica #cursosuniversitários #ensinodefísica #ifsc #ifscusp #sabidãopodcast #usp #uspsaocarlos #educação

Por CeTI-SC