Água tratada e poluentes

Cozinhar e fazer a higiene pessoal são apenas algumas dentre as inúmeras tarefas para as quais precisamos de água tratada.  Para isso, as Estações de Tratamento de Água (ETA) realizam processos que limpam e descontaminam a água, antes de entregá-la para consumo humano.

Entretanto, muitas moléculas orgânicas poluentes não são degradadas (quebradas em moléculas menores) nas ETAs convencionais, o que interfere negativamente no processo de tratamento, limpeza e descontaminação.

Juliana Moreira  vai abordar a aplicação de processos oxidativos avançados na degradação de moléculas orgânicas poluentes,  em seminário no dia 13 de julho, às 16h, no anfiteatro A do Instituto de Química de São Carlos (IQSC), USP.  “Os processos oxidativos avançados (POAs) têm sido estudados como uma alternativa aos tratamentos convencionais, eficaz na degradação dessas moléculas”, explica.

Bacharel em Química (2011), Juliana Moreira obteve o mestrado em Química Orgânica e Biológica (2014) também no Instituto de Química de São Carlos (IQSC) –  USP, tendo atuado na área de Bioquímica e Biologia Molecular, principalmente com clonagem, expressão e purificação de proteínas em sistema heterólogo.  Atualmente desenvolve seu doutorado na área de Química Analítica e Inorgânica sob orientação do Prof. Dr. Marcos Roberto de Vasconcelos Lanza, coordenador do Grupo de Processos Eletroquímicos e Ambientais do IQSC.  Trabalha em eletroquímica com ênfase em estudo e desenvolvimento de novos modificadores para eletrodos visando à reação de redução de oxigênio para eletrogeração de peróxido de hidrogênio e aplicação em eletrodos de difusão gasosa e processos oxidativos avançados.

Para saber mais sobre a palestrante, clique aqui.

O seminário será às 16h no anfiteatro A do IQSC e integra as normas do programa de pós-graduação da unidade, sendo aberto a todos os interessados, gratuitamente.

Para inscrever-se ou saber mais sobre o seminário: www5.iqsc.usp.br/eventos

 

SEMINÁRIO

“Aplicação de processos oxidativos avançados (POA) na degradação de moléculas orgânicas poluentes”

MSc Juliana Moreira (pós-graduanda junto ao IQSC-USP)

13/07/2016 – quarta-feira, 16 horas, anfiteatro A do IQSC

Av. Trabalhador são-carlense, 400

Informações: (16) 3373-9909 ou 3373-8272

VEJA TAMBÉM ...