Alunos do IAU realizam exposição de trabalhos das disciplinas de Linguagens e Processos Espaciais l e ll

Evento é nesta quarta-feira, 8 de maio, às 18h, no saguão do LCC

Os alunos do Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) da USP, em São Carlos, realizam, nesta quarta-feira, às 18h, no saguão do LCC, a exposição de trabalhos das disciplinas de Linguagens e Processos Espaciais I e II, desenvolvidos em 2023.

As disciplinas foram criadas no processo de renovação do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo do IAU, a partir do diagnóstico de perdas que a ausência de uma matéria da Área de Representação e Linguagem no 3º ano acarretava.

Além disso, o estudo de temas emergentes a esta área e transversais ao campo da Arquitetura e do Urbanismo poderia trazer benefícios aos alunos do curso.

Qual o conteúdo das disciplinas?

Nas disciplinas, os alunos têm contato com tópicos do debate estético, tecnológico, histórico e social referentes à produção da arquitetura e do espaço urbano diante do contexto informacional contemporâneo.

Além disso, eles investigam, em termos propositivos e críticos, a produção de espaços neste contexto. São desenvolvidos objetos tridimensionais, em diferentes interfaces, meios, linguagens e materiais, e investigados processos de representação e simulação de arquiteturas e cidades no espaço e no tempo.

Há, também, a exploração estética e crítica de processos cartográficos e de leitura da arquitetura e do urbano que incorporem informações e dados complexos.