Aula Inaugural do IAU com Erminia Maricato: “O arquiteto e a crise urbana”

BANNER-01 Aula Inaugural

O Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) da USP, em São Carlos, tem a satisfação de convidar toda a comunidade para a Aula Inaugural do Curso de Arquitetura e Urbanismo, intitulada “O arquiteto e a crise urbana”, a ser ministrada pela professora Erminia Maricato, no dia 14 de março, terça-feira, às 17 horas, no Auditório Professor Sérgio Mascarenhas do Instituto de Física de São Carlos (IFSC).

Professora titular da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP), Erminia Maricato é reconhecida nacional e internacionalmente por sua trajetória acadêmica, profissional e política. Foi fundadora do Laboratório de Habitação e Assentamentos Humanos da FAU-USP, secretária de Habitação e Desenvolvimento Urbano do Município de São Paulo (1989-1992) e Ministra Adjunta do Ministério das Cidades (2003-2005). Atualmente, é também professora visitante do Instituto de Economia da Unicamp.

Em seu último livro “Para entender a crise urbana”, Erminia Maricato procura contribuir para a erradicação do “analfabetismo urbanístico”, isto é, trazer reflexões teóricas e políticas sobre a disputa que ocorre na produção do espaço urbano entre o capital imobiliário, industrial e financeiro, que conta com o apoio do Estado e da mídia, e o trabalho, cuja força reside na organização e na luta popular.

A aula inaugural será realizada no Auditório Professor Sérgio Mascarenhas do Instituto de Física de São Carlos (IFSC), na Área 1 do Campus, localizado na Av. Trabalhador são-carlense, 400.

Mais informações: