Ciclo de Debates Ecofalante – Relações Raciais: racismo, negritude e branquitude

Te convidamos para nossa segunda mesa do ciclo de debates, quarta-feira (25/08), às 17h, onde conversaremos sobre Relações Raciais: racismo, negritude e branquitude.

Nessa conversa contaremos com Marília SIlva, Natasha Rodrigues, Daniel Mello e Aneska Souza.

E indicamos os filmes “Branco Sai, Preto Fica”, “Àprova” & “Injustiça Climática”, para serem bases do debate.

Marília nasceu em Ribeirão Preto, no interior do estado de São Paulo e se gradua atualmente em Arquitetura e Urbanismo pelo Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP, em São Carlos. Nessa trajetória, pesquisou sobre o direito à cidade e a moradia irregular na cidade de São Paulo.
Atua no campo da produção cultural junto ao Centro Cultural USP São Carlos, compondo a organização deste ciclo de debates. Procura ainda estabelecer um olhar sensível à Arte e à Cultura e consolidar uma prática profissional politicamente engajada e comprometida com a emancipação popular.

Natasha Rodrigues nasceu e cresceu no Grajaú, em São Paulo e formou-se em Midialogia na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Em 2015 estudou na Universidade de Potsdam, Alemanha, e em 2017 escreveu e dirigiu o documentário Cabeças Falantes, exibido no Festival de Cinema Latino Americano de São Paulo e premiado como melhor documentário na 3ª Filma Bauru – Festival de Cinema do Interior. Em 2020 finalizou seu segundo documentário, o curta àprova, que estreou na 31º Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo (Curta Kinoforum). Atualmente Natasha Rodrigues mora em São Paulo e é pesquisadora de mestrado no Departamento de Multimeios da Unicamp, no qual investiga o cinema negro brasileiro.

Daniel Mello é jornalista, documentarista e poeta. Atua como repórter desde 2009, cobrindo políticas públicas e direitos humanos. Em 2015, estreou como codiretor e coprodutor do documentário USP 7%, sobre o racismo estrutural e a luta por cotas na Universidade de São Paulo. O filme recebeu o prêmio de aquisição do Canal Brasil no Cine Ceará.
Em 2019, lançou o livro Gargalhando Vitória – poemas da Cracolândia pela Editora Elefante.

Aneska Souza é formada em Serviço Social pela UNITAU e coordenadora nacional do coletivo juntas.

Se liga no site da mostra e acompanhe a programação da 10° Mostra Ecofalante, já que os filmes ficam disponíveis apenas por alguns dias.

Viva o audiovisual! Viva a Cultura! E Boa Sessão!

Apoio:
Prefeitura do Campus USP de São Carlos – PUSP-SC