Coleta de dados para pesquisa de Mestrado do IQSC é efetuada na Biblioteca da PUSP-SC

Desde 2016, o Laboratório de Investigações em Ensino de Ciências Naturais – LINECIN – do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP, sob coordenação da professora Ana Cláudia Kasseboehmer, tem desenvolvido atividades de pesquisa e de extensão nos ambientes da Biblioteca da Prefeitura do Campus USP de São Carlos (PUSP-SC).

Durante este mês de outubro, estão sendo coletados os dados para a pesquisa de Mestrado da aluna Ana Carolina da Silva Steola, orientada pela professora Ana Cláudia Kasseboehmer, cujo projeto é intitulado “Produção de maquete museal para divulgação científica e avaliação da sua contribuição para a motivação para o aprendizado em ciências”.

Estão sendo realizadas as seguintes atividades:
Palestras e experimentos na Sala Multifuncional e na Sala de Cursos respectivamente;
Exposição “Degradação de compostos orgânicos contaminantes: contribuições do GPEA – IQSC para o meio ambiente”.

Estima-se que 290 estudantes de ensino médio de escolas públicas da cidade de São Carlos e da região (Descalvado, Água Vermelha e Ibaté) visitem a Biblioteca e interajam na exposição produzida pela Ana Carolina.

Alunos da “Escola Estadual José Ferreira da Silva” de Descalvado

 

Divulgação científica e aprendizado

Como fruto dessa parceria, também foram coletados os dados para a pesquisa de doutorado da então aluna Kenia Naara Parra. A tese intitulada “Contribuição de palestras de divulgação científica da química para a motivação para o aprendizado em estudantes do primeiro ano do Ensino Médio: uma perspectiva da Teoria da Autodeterminação” foi defendida pela Kenia no início deste ano e possibilitou o estudo da contribuição de palestras sobre as pesquisas do IQSC para motivar estudantes de ensino médio de escolas públicas para aprender Química. No segundo semestre de 2016, aproximadamente 230 estudantes de ensino médio visitaram a Biblioteca.

Com informações e fotos da Biblioteca da PUSP-SC

VEJA TAMBÉM ...