Colóquios IFSC: “Férmions ultra-frios em redes óticas”

Na próxima sexta-feira, 5 de maio, às 10h30, no auditório do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) “Professor Sérgio Mascarenhas”, será realizada mais uma edição do Colóquios IFSC.

Segue abaixo o resumo do colóquio, que será ministrado pela docente da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Tereza Cristina de Lacerda Paiva:

A habilidade de aprisionar átomos bosônicos  e fermiônicos  em redes óticas, cujo potencial cristalino é gerado por lasers antipropagantes, a temperaturas ultra baixas, deu início a uma nova área de pesquisa, na fronteira entre a Física da Matéria Condensada, a Física Atômica e a Ótica. Ao contrário do que acontece nos sistemas de Matéria Condensada, nas redes óticas há um grande controle sobre os parâmetros envolvidos: as interações entre os átomos são controladas através de um campo magnético, podendo ser atrativas ou repulsivas, o potencial químico é facilmente controlável e não há desordem. Com isso, é possível realizar em laboratório modelos para férmions fortemente correlacionados.

Neste colóquio, discuto como os avanços recentes nas técnicas de imageamento, nas quais  átomos fermiônicos são observados sítio a sítio, permitiram uma maior compreensão das correlações de spin e carga em férmions fortemente correlacionados.

O Colóquios IFSC é aberto ao público, e todos estão convidados a comparecer.

Para mais informações, acesse http://www.ifsc.usp.br/coloquio/