Colóquios IFSC: “Medidas de irreversibilidade para sistemas quânticos abertos”

Na próxima sexta-feira, 27 de outubro, às 10h30, no auditório do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) “Professor Sérgio Mascarenhas”, ocorrerá mais uma edição do Colóquios IFSC, que será ministrado por Gabriel Landi, docente e pesquisador do Instituto de Física (IF/USP), para ministrar o colóquio “Medidas de irreversibilidade para sistemas quânticos abertos”.

Segue abaixo o resumo do colóquio:

Irreversibilidade constitui um dos conceitos mais fundamentais da termodinâmica, sendo responsável por restrições fundamentais à operação de dispositivos. No entanto, irreversibilidade é um conceito emergente, que surge das complexas interações entre um número enorme de partículas. Conciliar este conceito com o ponto de vista microscópico, onde as leis que regem a natureza são intrinsecamente reversíveis, constitui uma tarefa que vem sendo investigada desde os primórdios da termodinâmica. Recentemente, devido a avanços na manipulação coerente de átomos e luz, este problema adquiriu importância especial no contexto da mecânica quântica,  no qual as flutuações térmicas passam a competir com flutuações quânticas intrínsecas dos sistemas. Apesar disso, um formalismo unificado para descrever a irreversibilidade no contexto quântico ainda não foi formulado. Neste colóquio, discutiremos contribuições recentes do nosso grupo de pesquisa no desenvolvimento de teorias para descrever a irreversibilidade de sistemas quânticos abertos. Mostraremos que através de medidas entrópicas no espaço de fase é possível fornecer uma definição de irreversibilidade que engloba tanto as flutuações térmicas como as flutuações quânticas. Além disso, nosso formalismo fornece uma explicação microscópica para a irreversibilidade, como estando relacionado com correntes irreversíveis de probabilidade no espaço de fase quântico de um sistema.

O Colóquios IFSC é um evento semanal promovido pelo IFSC/USP, e é aberto a todos os interessados, não sendo necessária inscrição prévia para participação. Os colóquios são também transmitidos ao vivo pela IPTV USP.

Para acompanhar a programação do Colóquios IFSC, acesse http://www.ifsc.usp.br/coloquio/

Por Assessoria de Comunicação do IFSC