Colóquios IFSC: “O conhecimento como motor de desenvolvimento da sociedade”

Na próxima sexta-feira, 22 de setembro, às 10h30, no auditório do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) “Professor Sérgio Mascarenhas”, será realizada mais uma edição do Colóquios IFSC.

Segue abaixo o resumo do colóquio, que será ministrado por Luiz Carlos Moura Miranda, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE):

Neste seminário, abordaremos inicialmente a evolução histórica da sociedade humana. Isto será feito baseando-nos nos dados históricos da evolução dos principais indicadores socioeconômicos globais (PIB, população, consumo de energia, urbanização, comércio internacional, etc., bem com de seus impactos ambientais). Mostraremos que entre os séculos 16 e 18, a ruptura com o sistema feudal nessa fase inicial da Era Moderna foi decisiva para a aceleração da evolução da sociedade humana. Foi durante esse período de grandes migrações na Europa decorrentes de perseguições religiosas, que o conhecimento tecnológico experimentou uma grande difusão. É a partir desse período que apresentaremos uma análise quantitativa da evolução do conhecimento tecnológico e seus consequentes impactos na economia e bem-estar da sociedade.

O Colóquios IFSC é aberto ao público, e todos estão convidados a comparecer.

Para mais informações, acesse http://www.ifsc.usp.br/coloquio/