Colóquios IFSC: “Usando a óptica não linear para estudar as moléculas em superífices- aplicações em filmes finos biomiméticos e eletrônica orgânica”

Na próxima sexta-feira, 1º de dezembro, às 10h30, no auditório do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) “Professor Sérgio Mascarenhas”, ocorrerá a última edição do ano do Colóquios IFSC, que será ministrado por Paulo Barbeitas Miranda, docente e pesquisador do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), com a palestra “Usando a óptica não linear para estudar as moléculas em superífices- aplicações em filmes finos biomiméticos e eletrônica orgânica”

Segue abaixo o resumo do colóquio:

O comportamento de moléculas em interfaces é geralmente muito diferente daquele no volume de materiais. Por exemplo, devido a interações intermoleculares assimétricas em interfaces, o arranjo molecular e a reatividade de superfícies são significativamente diferentes do que ocorre no volume. Neste colóquio, descreverei os fundamentos de uma técnica experimental para o estudo de moléculas em interfaces baseada na óptica não linear: a espectroscopia SFG (do inglês, Sum-Frequency Generation). Esta técnica permite obter o espectro de vibrações de moléculas em interfaces, eliminando as contribuições do volume dos materiais. A partir dos espectros SFG é possível inferir informações importantes sobre a organização, orientação e interações de moléculas em superfícies. Em seguida ilustrarei algumas aplicações recentes da espectroscopia SFG em nosso laboratório, que é o único a implementar essa técnica na América Latina. Os exemplos abordarão: i)monocamadas de lipídeos espalhadas na superfície da água (filmes de Langmuir), que são largamente utilizadas como modelos simplificados para entender a interação de membranas celulares com biomoléculas ou nanomateriais em solução; ii) estudo de interfaces e campos elétricos em dispositivos eletrônicos orgânicos, tais como células solares, LEDs e transistores.

O Colóquios IFSC é um evento semanal promovido pelo IFSC/USP, e é aberto a todos os interessados, não sendo necessária inscrição prévia para participação. Os colóquios são também transmitidos ao vivo pela IPTV USP.

Para acompanhar a programação do Colóquios IFSC, acesse http://www.ifsc.usp.br/coloquio/

Por Assessoria de Comunicação do IFSC