Colóquios IFSC: “Vidro: 6000 anos de ciência e tecnologia”

Na próxima sexta-feira, 18 de agosto, às 10h30, no auditório do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) “Professor Sérgio Mascarenhas”, será realizada mais uma edição do Colóquios IFSC.

Segue abaixo o resumo do colóquio, que será ministrado pela docente Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e coordenador do Centro de Pesquisa, Educação e Inovação em Vidros (CEPIV/FAPESP), Edgar Dutra Zanotto:

Desde a revolução científica do século XVII, os vidros são conhecidos como os “olhos” da ciência (microscópios e telescópios) e ganharam um papel absolutamente fundamental na vida cotidiana, desde elementos puramente artísticos, até produtos domésticos e outros de altíssima tecnologia. Já existem mais de 400.000 formulações de vidros inorgânicos, não metálicos, registradas, além de muitas outras de vidros orgânicos e metálicos. Nesta palestra abordaremos a proficiência – atividades de pesquisa e visibilidade – da ciência de materiais vítreos produzida no Brasil, desde o primeiro artigo publicado, com especial atenção ao pioneirismo do IFSC-USP. Discutiremos também uma moderna definição de vidros [The glassy state of matter: Its definition and ultimate fate,  J. Non-Crystalline Solids 471 (2017) 490-495], para esclarecer sua real natureza, ainda pouco conhecida pela comunidade científica. Os vidros sintéticos foram descobertos há cerca de 6.000 anos, mas demonstraremos que novas formulações e aplicações não cessam de surgir, como o fantástico Gorilla Glass dos smartphones e outros menos visíveis, como vidros para uso em medicina e odontologia, vidros que absorvem calor, vidros para visão noturna, fibras ópticas e vidros para tacos de golfe! Apresentaremos também algumas questões curiosas, como, por exemplo: será que os vidros de catedrais medievais estão escorrendo? Finalmente, discorreremos sobre quantos vidros ainda podem ser descobertos [How many non-crystalline solids can be made with all the elements of the period table?, J. Non-crystalline Solids 347 (2004) 285-288], e oportunidades de pesquisas a respeito desses maravilhosos materiais. 

O Colóquios IFSC é aberto ao público, e todos estão convidados a comparecer.

Para mais informações, acesse http://www.ifsc.usp.br/coloquio/

VEJA TAMBÉM ...