Concurso desafia alunos a criarem soluções para córrego de São Carlos

Concurso-de-Ideias web

Propor soluções criativas, inovadoras e de baixo custo para qualificar urbanisticamente os arreadores do Córrego do Gregório, na região entre as Ruas Salesianos do Brasil e Delfino de Camargo, em São Carlos. Esse é o desafio que motivará estudantes de arquitetura e urbanismo da cidade no concurso de ideias oferecido pelo Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) da USP, em parceria com o Move Sanca, UNICEP, SESC e Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de São Carlos (AEASC). Os interessados podem se inscrever até dia 2 de abril preenchendo o seguinte formulário.

O tema da atividade será Parque Linear, que são espaços multifuncionais que acompanham cursos d’água, rodovias ou ferrovias com o intuito de promover atividades culturais, de lazer e convívio social, circulação de pedestres e ciclistas, amenizar altas temperaturas, atenuar cheias e preservar o meio ambiente. Entre outros objetivos, a iniciativa visa aliar a produção de trabalhos técnicos de alunos de graduação com a melhoria da qualidade de vida da sociedade, além de estimular o desenvolvimento de tecnologias construtivas que sejam economicamente sustentáveis.

Os projetos que serão elaborados devem contemplar itens como: infraestrutura urbana, paisagismo, mobilidade e acessibilidade, mobiliário urbano, convivência e segurança dos usuários, sustentabilidade e valorização social, além de apresentarem parâmetros de baixo custo para implementação e manutenção do local. Os interessados devem enviar seus trabalhos até dia 15 de maio, em formato PDF, para o e-mail grupomovesanca@gmail.com, juntamente com o comprovante de inscrição.

Podem participar do concurso estudantes regularmente matriculados em cursos superiores de graduação em arquitetura e urbanismo, ministrados em instituições de ensino legalmente constituídas em São Carlos. Os três primeiros colocados ganharão um conjunto de livros editados e doados pela Editora da USP (Edusp) e pelo SESC, além de terem a oportunidade de expor seus trabalhos em diversos locais do município. Confira todos os detalhes acessando o regulamento completo da iniciativa.

Mais informações:
Comissão de Cultura e Extensão do IAU