Curso de férias: Dança TUSP 14+ frevo e coco de roda

O Teatro da USP – TUSP (órgão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária) e o Grupo Coordenador de Atividades de Cultura e Extensão de São Carlos promoverão, no mês de julho de 2021 (entre 19 e 30/07), um curso de férias semi-intensivo e gratuito, totalmente on-line, na área de danças populares (coco de roda e frevo), direcionado ao público jovem (14+) em período de férias escolares.

Desde 2009, o Teatro da USP tem atuado no interior do estado de São Paulo, além da capital, de forma expandida (Bauru, Ribeirão Preto e São Carlos) oferecendo formas diversificadas de convívio com a experiência cênica, cultivando o hábito da prática cênica e da fruição artística. O programa de ações artísticas específicas de São Carlos é coordenado por Claudia Alves Fabiano, orientadora de arte dramática, graduada, mestre e doutoranda pelo Departamento de Artes Cênicas da USP.

Já que o isolamento social se impõe, ainda, como necessidade de saúde pública, devido ao covid-19, a equipe do TUSP segue em trabalho remoto. Em 2021 convidamos você a estar com a gente em uma nova etapa de nossas propostas artísticas e pedagógicas, explorando ainda mais os meios digitais. Sabemos que as linguagens de teatro e dança se constituem como ação coletiva, mesmo quando feitas a sós, assim, o TUSP buscou criar ações que estimulem os encontros e diálogos possíveis, ancorados no agora, no intuito de criar pequenos lugares de interação afetiva, simbólica e de reflexão sobre a arte. Já passamos pelo Dança em Foco e pelo Dança TUSP 60+, agora é a vez de chegarmos a um público bem mais jovem, pensando nos corpos e mentes que estão crescendo sentados a frente de um computador, isolados por causa da pandemia, de uma geração que precisa ser acolhida e convidada ao movimento

O curso de férias gratuito DANÇA TUSP 14+ (frevo e coco de roda) integra o Núcleo de Experiência e Apreciação, que acontece de forma contínua, e que foi criado com o objetivo de propiciar uma experiência estética que reflita a condição do sujeito na atualidade, a partir de estudos práticos e teóricos, que incluem variadas experiências estéticas, tais como saraus, oficinas de aprofundamento, apreciação de espetáculos, intervenções urbanas e mais recentemente, artes digitais (lives e cursos). Em 2010, os Núcleos TUSP passaram a integrar o Programa de Ações Culturais do TUSP, em todos os campi, tomando formas variadas em cada localidade. Em 2019, na cidade de São Carlos, passamos a atuar também com a dança, além do teatro, a partir da inserção na equipe de pessoas especializadas na área.

Aproveitando o recesso escolar, vamos oferecer aulas práticas de dança popular brasileira, com foco em dois ritmos nordestinos: o frevo e o coco de roda. Os encontros serão on-line, via plataforma Zoom, e acontecerão às segundas, quartas-feiras e sextas-feiras das 16h00 às 18h00.

A coordenação será de Fabiana Granusso, arquiteta e urbanista pelo IAU-USP, com formação em dança contemporânea pela Escola do Teatro Bolshoi no Brasil e atuação artística na função de bailarina até 2012 no grupo Omstrab, no município de São Paulo. Atualmente participa junto a coletivos artísticos no interior do estado, produzindo trabalhos com artistas locais. No TUSP, Fabiana atua como assistente de produção em dança, sendo diretamente responsável por essa linguagem dentro do programa de ações contínuas, em São Carlos.

Cada uma das semanas será dedicada a um dos ritmos, de modo a contextualizar o tipo de dança, em seus aspectos constituintes: forma (elementos coreográficos) e conteúdo (história e cultura), já que são dois ritmos que surgiram no nordeste brasileiro, em diferentes estados, e persistem em seu caráter de resistência cultural. O coco de roda tem origem afro-indígena e o frevo nasce com a libertação dos povos africanos escravizados. Conhecer para valorizar!

Para participar não é necessário ter experiência prévia com dança, basta gostar e querer dançar!

As inscrições acontecerão até 15.07 por este formulário.

Os inscritos receberão um e-mail de confirmação da inscrição.

Contatos para mais informações e esclarecimentos:
E-mail: tuspdesaocarlos@usp.br

Datas: 19, 21, 23, 26, 28, 30 de julho