Desinfecção de água por processos eletroquímicos

A crescente demanda por bens de consumo faz aumentar também a exploração dos recursos naturais.  Nesse processo, o uso excessivo de reagentes químicos impacta o ambiente contaminando solo e água e por consequência, a fauna, a flora e afeta o consumo humano.

DSCN1488

Uma das pesquisas desenvolvidas pela Profa. Dra. Suely Souza Leal de Castro, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), visa a desinfecção da água contaminada com fungos Saccharomyces cerevisiae, através de um processo conhecido como eletrólise – decomposição de um composto usando a passagem de uma corrente elétrica numa solução.

Aproveitando a visita de cooperação científica junto ao Grupo de Eletroquímica Interfacial do Instituto de Química de São Carlos – USP, coordenado pelo Prof. Dr. Artur de Jesus Motheo, a pesquisadora profere na próxima sexta-feira, 1 de julho, às 10h,  o seminário “Aplicação de processos eletroquímicos de oxidação avançada na desinfecção de água: inativação, lise e degradação de subprodutos da S. cerevisiae”.

O evento acontece no anfiteatro A do Instituto, é gratuito e aberto aos interessados.

A PALESTRANTE

Suely Castro, além de docente na Faculdade de Ciências Exatas e Naturais da UERN,  é Membro do Núcleo Estadual de Gestão do Programa Água Doce, ação do Governo Federal coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente, por meio da Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano, em parceria com instituições federais, estaduais, municipais e sociedade civil e que objetiva o estabelecimento de uma política pública permanente de acesso à água de boa qualidade para o consumo humano.

Integra ainda o Programa Água Azul, coordenado pelo Instituto de Desenvolvimento e Meio Ambiente do RN (IDEMA), responsável pelo monitoramento das águas superficiais e subterrâneas do Estado do Rio Grande do Norte.

É perita ambiental do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte e membro da Sociedade Iberoamericana de Eletroquímica.

Para saber mais sobre a pesquisadora clique aqui.

SEMINÁRIO

01/07/2016 – sexta-feira, 10h, anfiteatro A do IQSC-USP