EESC participa da primeira reunião do projeto temático internacional SAFEWATER na Irlanda do Norte

A Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, por meio da professora do Departamento de Hidráulica e Saneamento (SHS), Lyda Patricia Sabogal Paz, e do técnico de laboratório do SHS, Antonio Wagner Lamon, participou do lançamento do centro direcionado aos desafios globais em água potável que estava previsto na primeira reunião do projeto temático internacional intitulado Low cost technologies for safe drinking water in developing regions (SAFEWATER).

eesc safewatereesc safewater completa

O projeto busca encontrar soluções tecnológicas em abastecimento de água adaptadas às comunidades rurais de países latino-americanos por meio de uma análise multidisciplinar. O evento foi realizado na Ulster University, em Belfast, Irlanda no Norte, entre os dias 5 e 9 de fevereiro de 2018.

Sob a coordenação do professor da Ulster University, John Anthony Byrne, em colaboração com instituições da Colômbia, México e Brasil, o projeto é financiado pelo Global Challenges Research Fund (GCRF) of Research Councils UK Collective Fund com uma contribuição estimada de 4,9 milhões de libras esterlinas e duração de quatro anos, iniciados em outubro de 2017.

No Brasil, o grupo de pesquisa da professora Lyda está investigando tecnologias de tratamento de água para comunidades rurais. Segundo a professora “a experiência do grupo multidisciplinar do projeto internacional SAFEWATER será essencial para a construção e o crescimento de pesquisa aplicada com benefícios tangíveis ao saneamento de comunidades rurais do Brasil”, afirmou.

Saiba mais sobre a primeira reunião do projeto SAFEWATER nesta matéria realizada pela Ulster University, publicada em fevereiro (em língua inglesa).

Mais informações:
Professora Lyda Patricia Sabogal Paz
Departamento de Hidráulica e Saneamento (SHS)
E-mail: lysaboga@sc.usp.br

Por Assessoria de Comunicação da EESC
Imagem: Foto fornecida pela Ulster University com autorização do professor John Anthony Byrne