EESC participa de pesquisa internacional pioneira na busca de soluções para água potável em países em desenvolvimento

A Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, por meio da professora do Departamento de Hidráulica e Saneamento (SHS), Lyda Patricia Sabogal Paz, participará em um projeto internacional intitulado Low cost technologies for safe drinking water in developing regions (SAFEWATER), o qual busca encontrar soluções tecnológicas em abastecimento de água adaptadas às comunidades rurais de países latino-americanos por meio de uma análise multidisciplinar.

eesc safewater 00

Sob a coordenação do professor John Anthony Byrne, da Ulster University, localizada no Reino Unido, em colaboração com Colômbia, México e Brasil, o projeto é financiado pelo Global Challenges Research Fund (GCRF) of Research Councils UK Collective Fund com uma contribuição estimada de 4,7 milhões de libras esterlinas e duração de quatro anos, tendo início no segundo semestre de 2017.

eesc safewater 01No Brasil, o grupo da professora Lyda pesquisará tecnologias de tratamento de água para comunidades rurais, envolvendo biofiltros em areia e desinfecção.

Segundo a pesquisadora, “a experiência do grupo multidisciplinar do projeto internacional SAFEWATER será essencial para a construção e o crescimento de pesquisa aplicada com benefícios tangíveis ao saneamento de comunidades rurais do Brasil”.

Saiba mais sobre o projeto SAFEWATER nesta matéria realizada com o professor Byrne, publicada em julho (em língua inglesa).

Mais informações:
Professora Lyda Patricia Sabogal Paz
Departamento de Hidráulica e Saneamento da EESC
Tel.: (16) 3373-9548
E-mail: lysaboga@sc.usp.br

Por Assessoria de Comunicação da EESC
Imagens: Pixabay e Professora Lyda Patricia Sabogal Paz

VEJA TAMBÉM ...