Evento apresenta pesquisas de iniciação científica e tecnológica na USP

A etapa internacional do 31º Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica acontece de 3 a 5 de abril, a partir das 8h, no Centro de Difusão Internacional da USP; é dirigido a estudantes, docentes, pesquisadores e público geral interessado

A 31ª edição do Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP reúne trabalhos internacionais – Foto: Divulgação / SIICUSP

A etapa internacional do 31º Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica (Siicusp) da USP acontece de 3 a 5 de abril, no Auditório do Centro de Difusão Internacional (CDI) da USP (av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 310, Butantã, São Paulo). No dia 3 de abril, o evento conta com a abertura da professora Maria Cristina Ferreira de Oliveira, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP em São Carlos; e no dia 5 de abril será realizado um curso sobre inteligência artificial. Além disso, acontecem as tradicionais sessões de pôsteres. Veja programação aqui e a relação de todos os trabalhos neste link.

O Siicusp é um evento anual, promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI) da USP e tem como objetivo divulgar os resultados dos projetos de iniciação à pesquisa científica e tecnológica realizados por alunos e alunas de graduação da USP, bem como de outras instituições nacionais e internacionais. O evento visa também contribuir para o desenvolvimento de competências necessárias à pesquisa acadêmica, promovendo a oportunidade de  interação entre pesquisadores de todos os níveis e áreas, e fomentando a colaboração e a pesquisa multidisciplinar na Universidade. É dividido em três grandes áreas: Ciências Agrárias, Biológicas e da Saúde; Ciências Humanas, Sociais Aplicadas, Linguística, Letras e Artes; Engenharias e Ciências Exatas e da Terra.

Desde 2014, é composto de duas fases. Na primeira, cada Unidade, ou grupo de Unidades, organiza seu próprio evento, com trabalhos de sua área específica. Os estudantes apresentam seus projetos para uma comissão avaliadora, que indica os que forem melhor avaliados para a segunda fase, denominada “Etapa Internacional”. Nessa fase, os estudantes selecionados têm a oportunidade de apresentar seus trabalhos novamente, em evento com participação de todas as áreas do conhecimento.

A programação do evento é aberta a todos os estudantes, docentes, pesquisadores e público geral interessado. Estudantes de universidades estrangeiras também participam, apresentando seus projetos, depois de selecionados por comitês de sua instituição. Dentre os trabalhos apresentados pelos alunos e alunas da Universidade, aqueles mais bem avaliados recebem menção honrosa e dentre esses alguns poderão ser selecionados pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI) para representarem a USP em outros eventos ou premiações.

8:00 Registration
9:00 – 9:15 Opening Ceremony (Auditorium)
9:15 – 10:00 Lecture – professora Maria Cristina Ferreira de Oliveira (Auditorium)
10:30 – 12:00 Poster Session A