Exposição que destaca participação feminina no meio científico encerra amanhã

Mulheres Laureadas com o Nobel de Química e Mulheres na Ciência”, é o nome da exposição que pode ser visitada até sexta-feira, 31 de março de 2017, das 8 às 19 horas na biblioteca do Instituto de Química de São Carlos

Expo_Mulheres_1Uma visita ao passado é o que leva o visitante a entender por que a data passou a ser comemorada e conhecer as várias iniciativas que têm sido implementadas ao longo dos anos no sentido de extinguir situações de desvalorização e desrespeito impostas às mulheres.  “É uma data que simboliza a busca de igualdade social entre homens e mulheres, para que as diferenças biológicas sejam respeitadas e não sirvam de pretexto para subordinar e inferiorizar a mulher”, afirma Eva Blay, referindo-se ao dia 8 de março, institucionalizado como Dia Internacional da Mulher.

Ligadas pela dedicação à Ciência, estão representadas:  Marie Curie, Irène Joliot-Curie, Dorothy Mary C. Hodgkin Ada E. Uonath, Marie Maynard Daly, Maria – A Judia (ou Maria – a Profetisa), entre outras.

Há também nomes da atualidade, como Jocellyn Bell Burnell, britânica, que descobriu os primeiros pulsares;  Mayana Zatz, brasileira, reconhecida e premiada internacionalmente por suas pesquisas com genoma humano e células tronco e Fabiola Gianotti, italiana, citada como “Top 100  mulheres mais influentes” pela Forbes Magazine, em 2013.

Entender que a Ciência não faz distinção de gênero é a mensagem deixada por estas mulheres fascinantes.

Receba outras informações: (16) 3373-9619

 

Texto e foto: Sandra Zambon

 

VEJA TAMBÉM ...