Grafeno e seus derivados: impactado no desempenho de catalisadores metálicos em células a combustível

Na quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017, seminário no Instituto de Química de São Carlos – USP abordará como a pesquisa com o grafeno e seus derivados têm impactado no desempenho de catalisadores metálicos para células a combustível.

“O carbono tem sido utilizado como eletrólito suporte da platina e suas ligas metálicas em células a combustível tipo PEMFC e DMFC. Este tipo de catalisadores têm uma vida útil aproximadamente de 5000 horas, sendo algumas limitantes a degradação catalítica dos metais, aglomeração das ligas metálicas, a dissolução destas através da membrana e o deterioro do suporte por corrosão do carbono”, explica Martin Hernandez.

Segundo o pesquisador “o grafeno e seus derivados têm melhorado o desempenho de catalisadores metálicos para células a combustível, aumentado sua atividade catalítica, assim como a estabilidade e durabilidade comparado com suportes de carbono em condições reais de operação”.

O seminário acontecerá às 16 horas no anfiteatro B do Instituto e é aberto a todos os interessados.

O pesquisador

Martin Emilio Gonzalez Hernandez é doutorando em Físico-Química junto ao Instituto de Química de São Carlos, sob orientação da Profa. Dra. Joelma Perez.

Tem experiência na área de Química, com ênfase em Físico-Química e eletroquímica, no desenvolvimento de catalisadores anodicos para a tolerância de CO em reações de oxidação de hidrogênio, atuando principalmente nos seguintes temas: catalisadores trimetálicos e bimetálicos suportados em carbono e grafeno, células a combustível, caracterização física e eletroquímica dos catalisadores sintetizados.

Seminário

“Suportes de grafeno para catalisadores metálicos em células a combustível de baixa temperatura”

Martin Emilio Gonzalez Hernandez (pós-graduando junto ao IQSC-USP)

15/02/2017 – quarta-feira, 16 horas, anfiteatro B do IQSC-USP