Guia auxilia novos alunos da USP na vivência acadêmica e permanência estudantil

Material desenvolvido por alunos do curso de Relações Internacionais esclarece os diferentes programas e bolsas de permanência ofertados pela Universidade

Cartilha aborda os programas de permanência da USP – Arte sobre foto: Cartilha de Permanência/Força Tarefa RI-USP

Preocupados com a interação a distância dos recém-ingressantes da USP, um grupo de alunos do Instituto de Relações Internacionais (IRI) reuniu em uma única publicação as principais informações relativas à vivência acadêmica e à permanência estudantil. A Cartilha de Permanência, em formato digital, faz parte de uma ação para a Semana de Recepção aos Calouros, que teve início na segunda, dia 12 de abril, e termina nesta sexta.

“Estamos vivendo tempos difíceis e esses alunos, até então, não terão acesso a uma experiência universitária presencial. A cartilha foi uma busca para auxiliá-los na compreensão dos programas de combate à vulnerabilidade social e evasão universitária”, explica Vinícius Esteves, aluno do segundo ano do instituto e um dos responsáveis pela iniciativa.

A cartilha trabalha com várias frentes relacionadas às necessidades dos estudantes. A primeira é em relação à locomoção, com a explicação sobre o funcionamento do transporte público na cidade de São Paulo, incluindo as modalidades municipais e intermunicipais. Além disso, os autores elaboraram um passo-a-passo sobre como fazer a solicitação do passe escolar para ter acesso a descontos na passagem.

A segunda frente é voltada aos diferentes programas de auxílio que os alunos da graduação podem participar, como as bolsas oferecidas pela Universidade no Programa de Apoio à Permanência e Formação Estudantil (PAPFE) e no Programa Unificado de Bolsas (PUB). Auxílios oferecidos por outras instituições também são abordados na cartilha, que esclarece como funcionam os processos seletivos, quais são os requisitos e os benefícios das bolsas e também dispõe links importantes para mais informações.

De acordo com Esteves, explicar os programas de permanência se tornou ainda mais importante durante o atual contexto. “Ao longo da pandemia, a gente sabe que muitas famílias perderam poder aquisitivo, então a preocupação de como se manter na faculdade tende a aumentar”, destaca.

Com o objetivo de abordar a saúde física e mental, a cartilha destinou um capítulo apenas para o tema. São destacados diferentes serviços ofertados pela Universidade, como o acesso ao Hospital Universitário e às clínicas odontológicas e psicológicas, além dos grupos de acolhimento e apoio à saúde mental.

Para Esteves, o material é uma forma de acolher os calouros. “A cartilha é importante para demonstrar que os estudantes não estão sozinhos. O ambiente virtual acaba gerando essa possível solidão e até uma desconexão com a Universidade”, conclui.

Acesse a Cartilha de Permanência neste link.