IAU: Sexto Encontro_Urbanicidades | Ciclo de debates | 2016

Acontece nesta quinta-feira, dia 24 de novembro, às 17 horas, o sexto encontro do ciclo de debates do LEAUC (Laboratório de Estudos do Ambiente Urbano Contemporâneo) no Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) da USP, em São Carlos.

Como parte do Ciclo de Debates 2016 Urbanicidades serão exibidos os filmes ELETRODOMÉSTICA (2005) de Kleber Mendonça Filho e LIXO EXTRAORDINÁRIO (2011) de Lucy Walker e Karen Harley.

Em seguida, conversa com Thales de Andrade (CECH | UFSCar) Cibele Saliba Rizek (IAU | USP)
Manoel Rodrigues Alves (IAU | USP)

O LEAUC tem como foco de seu trabalho a investigação da cidade contemporânea, seus processos de conformação e transformações espaciais, suas espacialidades, novas formas de sociabilidade e expressão cultural no meio ambiente urbano. No sentido de melhor contextualizar a reflexão sobre a produção do espaço urbano e as relações entre suas territorialidades e sociabilidades, em particular sobre as formas de empresariamento da cidade, suas implicações e desdobramentos, o grupo tem por objetivo discutir e analisar conceitos, processos e contextos no Brasil contemporâneo, a partir de três eixos de pesquisa: Cidade, Habitação e Desigualdade; Conformações Espaciais Urbanas; Produção da Cidade e Produção da Cultura. Esses eixos são investigados a partir da interrogação sobre o ineditismo e as especificidades do presente tal como pulsam ou não em cada um. O LEAUC, composto por pesquisadores e alunos do IAU-USP, conta com a participação de colaboradores externos, nacionais e internacionais, e se constituiu a partir de grupo de discussão sobre questões da cidade contemporânea organizado pelos professores Manoel Rodrigues Alves e Cibele Saliba Rizek, tendo sido cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq em 2009.

Confira a programação no cartaz do evento:

urbanicidades 6º encontro