II Workshop PIBID – Professores Inovadores, no IQSC, propõe reflexão sobre ensino e educação

Refletir sobre ensino e educação no Instituto de Química de São Carlos (IQSC), é o que propõe o  II Workshop PIBID – Professores Inovadores,  que acontece nesta segunda-feira (2/5), no anfiteatro térreo do edifício Q1 do Instituto.

O evento é coordenado pela Profa. Dra. Ana Claudia Kasseboehmer, responsável pelo Laboratório de Investigação em Ensino de Ciências Naturais (LINECIN) do IQSC-USP.   “Nosso grupo já atua no ensino de química na rede pública através do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da CAPES, que no IQSC é coordenado pela professora Ana Claudia. O Workshop traz a reflexão sobre ensino e educação para dentro do Instituto,  sendo que esta atividade é apenas a primeira de uma série que temos planejado com o mesmo fim”, afirma Joso de Souza Junior, um dos organizadores.

Aulas de Química em Escolas Públicas de Ensino Médio – Um Desafio Possível é o tema da palestra que tem início às 14h, com o Professor Fabrício Heitor Martelli, docente da rede pública e Mestre em Química pela USP.

A oficina  Ferramenas Digitais para Inovar o Ensino de Química,  acontece às 15h e será oferecida pelo Professor Fábio Alves Moraes, docente da rede estadual com formação em Pedagogia (UNICEP), Licenciatura em Química (UNIVESP) e Licenciatura em Ciências Exatas  – Química, Física e Matemática (USP).

Clube de Química – despertando e incrementando nos jovens o interesse pela Ciência é o tema da oficina agendada para às 16h, que será oferecida por  Filipe Costa, Karen Angelotti e Leticia Pradella, todos bolsistas PIBID e alunos do curso de Licenciatura em Ciências Exatas (USP) que já desenvolvem projetos junto ao Museu de Ciência Prof. Mario Tolentino, de São Carlos-SP, e em unidades escolares da cidade.

Embora o público-alvo sejam os alunos de licenciatura, o evento é gratuito e aberto a todos os interessados.   Será fornecido certificado de participação, inclusive para fins de comprovação de Atividades Acadêmico-Científico-Culturais (AACC).

O Workshop é realizado pelo IQSC e LINECIN e tem o apoio da CAPES e PIBID.

Serviço:

II Workshop PIBID – Professores Inovadores