Instituto de Física de São Carlos (IFSC) lança  “Programa de Apoio à Saúde Mental”

A saúde mental no contexto da pandemia

Além da tragédia humana que ceifou largas centenas de milhares de vidas em todo o planeta desde fevereiro de 2020, uma das principais consequências provocadas pela pandemia de COVID-19 foi o impacto profundo que esta exerceu na saúde mental de todos, principalmente aqueles que tiveram de ficar confinados em suas casas por longos períodos fora do convívio social e familiar. Novas habilidades profissionais tiveram que ser descobertas e implementadas, em simultâneo com uma sobrecarga de problemas pessoais que necessitaram ser resolvidos remotamente. Com isso, a pandemia multiplicou a incidência de diversas doenças, destacando-se, dentro elas, a saúde mental das pessoas, que sofreu um enorme abalo, sendo que uma das faixas etárias mais atingidas foi a dos estudantes, principalmente os universitários, muitos dos quais sentiram e sentem um agravamento de sua saúde mental.

Mesmo muito antes da pandemia, o Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) e a Pró-Reitoria de Graduação da Universidade de São Paulo (USP) já tinham iniciado diversos projetos e programas de acolhimento e apoio no âmbito da prevenção da saúde mental de seus/suas aluno(a)s, algo que, agora, se torna imperativo. Devido a isso, o Instituto de Física de São Carlos e a Pró-Reitoria de Graduação da USP vão apresentar no próximo dia 12 de agosto, às 15h00, através do Canal Youtube do Instituto, o “Programa de Apoio à Saúde Mental” “A Saúde Mental no contexto da pandemia”, inteiramente dedicado a seus/suas estudantes de graduação, com a participação da psicóloga Bárbara Kolstock Monteiro, constituído por 15 vídeos (exibidos ao longo de 15 semanas) com orientações sobre como detectar alterações na saúde mental e como combater os efeitos da doença. Este “Programa de Apoio à Saúde Mental” é também um incentivo para que os alunos e alunas do IFSC/USP possam participar de tele-consultas, e em casos considerados mais graves serem atendidos presencialmente pela psicóloga, observando todas as medidas sanitárias relativas à pandemia.

Não esqueça:
Apresentação do “Programa de Apoio à Saúde Mental” “A Saúde Mental no contexto da pandemia”
Data: 12 de agosto
Transmissão: Canal Youtube do IFSC/USP