Nanoestruturação para construção de plataformas para tratamento de câncer em biomedicina

Edição do “Colóquios do IQSC” acontece na sexta-feira, dia 7 de julho

Biomedicina, nanoescala, multifuncional, tratamento, diagnóstico, câncer.  Estas são algumas das palavras presentes em uma das áreas de pesquisa desenvolvidas pelo professor Laudemir Carlos Varanda, do Grupo de Materiais Coloidais do Instituto de Química de São Carlos (IQSC-USP) e que será abordada na edição de 7 de julho da série  Colóquios do IQSC.

Uma das principais linhas de pesquisa do Grupo reside na síntese controlada de nanomateriais e nanoestruturas para aplicações em sustentabilidade (energia e meio ambiente) e biomedicina (uma vertente pouco ou não-invasiva da medicina).

“Nesta apresentação se pretende mostrar aspectos fundamentais e alguns resultados do nosso Grupo focados no controle de materiais em nanoescala como blocos de construção de nanoestruturas teranósticas [junção das palavras terapia e diagnóstico] multifuncionais para aplicação em biomedicina com potencialidade no diagnóstico e terapia do câncer”, explica o pesquisador que também pretende apresentar alguns resultados obtidos na área de sustentabilidade.

Laudemir Varanda realizou estágio de aperfeiçoamento no Instituto de Ciencia de Materiales de Madrid (ICMM-CSIC) na Espanha e pós-doutoramento na UNESP. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Físico-Química, Química de Colóides e Química de Materiais, atuando principalmente nos seguintes temas: nanopartículas metálicas, dispersões coloidais, tamanho e forma de partículas, distribuição de tamanho, estabilidade de colóides, materiais magnéticos, propriedades magnéticas e estruturais e materiais magnéticos para biomedicina.

A série  Colóquios do IQSC  tem caráter informal e propõe o livre debate sobre a atividade de pesquisa dos cientistas do IQSC-USP.

Agende:

“Nanoestruturação: ferramenta na fronteira do conhecimento para a construção de plataformas teranósticas (terapia e diagnóstico simultâneos) multifuncionais para tratamento de câncer em biomedicina”
Prof. Dr. Laudemir Carlos Varanda (IQSC-USP)
07/07/2023 (sexta-feira) – 16 horas
anfiteatro “Prof. Edson Rodrigues” (térreo do Q1) na área 1 do campus USP
Aberto a todos os interessados
Inscrições: no site do IQSC