Novo programa da USP estimula a formação de gestores na área de inovação e empreendedorismo

Edital selecionará até cinco interessados para atuar em grandes projetos de pesquisa; as bolsas terão o valor de R$ 8.479,20 mensais, por um período de 12 meses

USP lança edital de seleção para candidatos ao Programa de Formação em Gestão Acadêmica da Inovação e Empreendedorismo – Foto: rawpixel.com/Freepik

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI) da USP lançou nesta segunda-feira, 9 de outubro, o edital de seleção para candidatos ao Programa de Formação em Gestão Acadêmica da Inovação e Empreendedorismo da USP (PGI).

Luiz Henrique Catalani – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

O programa é uma ação da Agência USP de Inovação (Auspin), que busca investir em um novo modelo de formação de agentes de inovação. Os selecionados deverão atuar na própria agência, participando de grandes projetos da Universidade e vivenciando o ambiente da inovação com suas demandas, desafios, ferramentas e legislação sob supervisão de um docente com experiência na área.

“Essas pessoas poderão acompanhar o dia a dia de uma agência com grande experiência acumulada em inovação, o que vai proporcionar a formação de uma geração de profissionais qualificados e especializados nesse tipo de trabalho”, explica o coordenador da Auspin, Luiz Henrique Catalani.

Ao mesmo tempo deverão ser oferecidas oportunidades de formação por meio de cursos em instituições externas com protagonismo no cenário da inovação, como o Instituto Nacional da Propriedade Industrial, o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo e o Tribunal de Contas da União, além de entidades internacionais, como a WIPO (Organização Mundial da Propriedade Intelectual, na sigla em inglês), cujas formações contam com a participação dos agentes de inovação da USP. A

Auspin também participa de fóruns nacionais de inovação, como o Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia e a Sociedade Brasileira Pró Inovação Tecnológica, e esse espaço de participação também será disponibilizado aos bolsistas do programa.

Paulo Nussensveig – Foto: Reprodução/Canal USP

A ideia nasceu com a identificação da necessidade de se formarem novos profissionais capacitados para atuação como gestores voltados para a eficiência e competitividade do empreendedorismo e inovação na Universidade.

O pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Paulo Nussensveig, destaca que o programa busca suprir uma carência: “no Brasil, não existem cursos voltados para esse tipo de atuação, que, no exterior, é considerada uma profissão”, explica. Nussensveig ressalta, ainda, o caráter de reinvestimento do programa, uma vez que é a própria atividade de inovação da USP que vai viabilizar financeiramente o programa: “o financiamento não utiliza verba orçamentária da USP, pois serão empregados os recursos de royalties gerenciados pela Auspin”.

Serão selecionados até cinco candidatos com título de doutor e a prioridade será dada aos que tenham algum tipo de histórico na área da inovação, como cursos ou experiências profissionais. São cinco eixos temáticos nos quais os selecionados poderão atuar:

• Análise, gestão e estratégia em propriedade intelectual;
  • Análise, gestão e estratégia para transferência de tecnologia;
  • Análise, gestão e estratégia para criação de empresa nascente;
  • Análise, gestão e estratégia de políticas públicas para inovação e empreendedorismo;
  • Análise e estudos jurídicos de inovação e empreendedorismo.

Nesta primeira chamada, serão selecionados candidatos para atuar nos polos de São Paulo, Ribeirão Preto e São Carlos. Posteriormente, os demais campi da USP deverão ser contemplados. Está sendo estudada uma edição voltada a instituições parceiras que tenham interesse em financiar bolsistas para atuar localmente, mas com supervisão e formação da Auspin.

As bolsas terão o valor de R$ 8.479,20 mensais, por um período de 12 meses, que poderá ser renovado por mais 12. As inscrições vão até o dia 9 de novembro.

Para consultar o edital completo, visite o site da Auspin ou clique aqui.

Formação em Gestão Acadêmica

O PGI é um desdobramento de outro programa com caráter semelhante. Catalani explica que a ideia inicial era um pós-doutorado, mas, na mesma época, estava em curso o Programa de Formação em Gestão Acadêmica de Projetos de Pesquisa (FGA), lançado em 2022, pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI).

Essa foi uma experiência piloto pioneira criada para dar apoio a grupos de pesquisa no gerenciamento acadêmico de seus projetos. Diante do sucesso e boa aceitação, optou-se por seguir o mesmo modelo nesta edição do novo programa.

Por Michel Sitnik – Jornal da USP