Oito projetos para infraestrutura de laboratórios são apresentados em workshop

Visando proporcionar um ambiente que estimule e favoreça o desenvolvimento de trabalhos de interesse dos alunos e relevantes para sua formação, a Comissão Gestora Administrativa da Engenharia de Computação (CGA-EC) realizou uma chamada de projetos de Laboratórios de Incentivo e Apoio a Ensino, Pesquisa e Extensão. As oito propostas registradas foram apresentadas no dia 1º de junho em um workshop realizado no Anfiteatro do prédio da Engenharia de Computação, na Área 2 do campus da USP em São Carlos.

eesc projetos laboratorios engecomp site

Os espaços foram pensados para o curso de Engenharia de Computação, oferecido pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) em conjunto com o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, mas também podem acolher atividades em parceria com outras áreas. Os proponentes descreveram toda a infraestrutura necessária – equipamentos, sistemática de trabalho e apoio operacional – e tiveram até 10 minutos para apresentar sua proposta à comunidade acadêmica presente.

Acompanharam e avaliaram os projetos os chefes dos departamentos de Engenharia Elétrica e de Computação (SEL) da EESC, Denis Vinicius Coury, e de Sistemas de Computação (SSC) do ICMC, Alexandre Cláudio Botazzo Delbem, além de alunos e professores do curso e docentes da Comissão de Coordenação do Curso de Engenharia de Computação.

Os laboratórios pretendem hospedar atividades no segmento de ensino, para desenvolvimento dos trabalhos de conclusão de curso, atividades extracurriculares e experimentações “livres”. Também abrangem iniciativas de pesquisa e inovação, pensando no favorecimento à iniciação científica, remunerada e voluntária, além de poderem contribuir nos projetos de extensão ou outros que estimulem o estudo complementar e a prática de conceitos da área.

De acordo com o membro da CGA-EC e chefe do SSC, professor Delbem, o evento serviu como um momento de integração para que as partes interessadas conheçam e discutam as propostas de melhoramento do ensino, estrutura e ambientes acadêmicos. “É um momento para que haja um desenvolvimento do curso para um patamar mais elevado envolvendo outros aspectos de aprendizagem, não voltado apenas para as disciplinas”, comentou.

O chefe do SEL, professor Coury, que também é membro da Comissão, salientou que a iniciativa de lançar um edital para a submissão dos projetos partiu após a construção da terceira fase do prédio que abriga o curso na Área 2 do Campus, o qual dispõe de um espaço grande com capacidade para instalações de laboratórios inovadores para os estudantes.

“Os projetos são excelentes do nosso ponto de vista, e acredito que há espaço para conciliar todos. Esse edital foca no curso de Engenharia de Computação, mas não impede que alunos de outros cursos possam participar, pois os laboratórios serão multidisciplinares e integrados, permitindo que os usuários compartilhem ideias e experiências”, comentou Coury.

Ampliando as possibilidades de ação, o Centro Avançado EESC para Apoio à Inovação (EESCin) apresentou a proposta de apoiar o potencial empreendedor dos alunos, por meio de um ambiente de pré-incubação para o desenvolvimento de uma empresa semente ou de uma startup. “Muitos projetos morrem entre a fase inicial da ideia e o processo de consolidação de uma empresa. Nossa proposta é fornecer o suporte necessário para o aluno a buscar seus próprios recursos e parcerias”, comentou o membro da equipe da EESCin, Rosane Aranda.

Ao final das apresentações, o público presente preencheu um questionário opinativo sobre as propostas. Considerando esse registro, além da análise técnica dos projetos, a CGA-EC irá avaliar as possibilidades de implementação. A previsão é de que o resultado final seja divulgado no dia 15 de julho.

Aproveitando o público reunido, no mesmo dia do workshop, durante o período da tarde, a Secretaria Acadêmica da Engenharia de Computação (Saecomp) utilizou o espaço para realizar o Fórum da Engenharia de Computação, com o intuito de debater alguns problemas do curso e coletar opiniões sobre possíveis soluções, com vistas à elaboração de um documento oficial para ser encaminhado aos órgãos responsáveis.

Conheça as propostas apresentadas:

Nome do projeto Responsável
Pré Incubação e formação empreendedora Professor José Carlos de Melo Vieira Jr
Espaço-Maker Professor Fernando Santos Osório
Laboratório FoG Gabriel Simmel Nascimento
Laboratório de Eletrônica Professor Maximiliam Luppe
Laboratório Integrado para Projetos de Graduação e Extensão Professor Maximiliam Luppe
Laboratório de Projeto e Avaliação de Sistemas de Computação (LaPASC) Professor Paulo Sérgio Lopes de Souza
Laboratório de Sistemas Embarcados Autônomos e Aplicações Professor Eduardo do Valle Simões
Laboratório Warthog Robotics Rafel Lang

Por Keite Marques da Assessoria de Comunicação da EESC
Fotos: Keite Marques

Clique aqui para ver a galeria de imagens

VEJA TAMBÉM ...