Colóquio no IFSC: “Os Raios X e o DNA”

Desvendar a Forma e entender a Função das coisas, são os objetivos centrais das ciências em geral, e da física em particular. Para tanto, utilizamos as diferentes regiões do espectro eletromagnético, que podem fornecer informações em escalas distintas. Em particular, foi com os raios-X que se tornou possível determinar a estrutura de moléculas com detalhe atômico.

Ao final da primeira metade do Século XX, com a difração de raios-X em monocristais, já era possível elucidar a estrutura de moléculas pequenas, com algumas dezenas de átomos. No entanto, as moléculas que compõem os seres vivos, fundamentalmente as proteínas e os ácidos nucleicos, DNA e RNA, são moléculas compostas por milhares, e em alguns casos, milhões de átomos, em complexas estruturas tridimensionais, que determinam univocamente sua função biológica.

Assim, foi no contexto do início dos anos 1950, que os padrões de difração de raios X das moléculas de DNA capturados por Rosalind Franklin foram fundamentais para a descoberta da estrutura em dupla hélice do DNA. A icônica Foto 51 continua sendo uma referência em muitos livros de Biologia, Bioquímica e Biologia Estrutural.

Nesta palestra, vamos usar experimentos ópticos simples para explicar esse marco histórico. Utilizaremos redes com periodicidade micrométrica e luz visível para entender o fenômeno da difração e depois reproduzir o padrão de difração observado na Foto 51.

Com uma projeção bidimensional e conceitos ópticos simples, poderemos recriar as observações de Rosalind Franklin que foram essenciais para o trabalho de Watson e Crick em inferir estrutura em dupla hélice do DNA.

GLAUCIUS OLIVA, Engenheiro Eletrônico pela EESC (1981), Mestre em Física Aplicada pelo IFQSC (1983) e PhD em Cristalografia de Proteinas pela University of London (1982).

É Professor do Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo desde 1982 (Senior desde 2019), instituição da qual foi Diretor no período 2006-2010 e onde coordena o Centro de Pesquisa e Inovação em Biodiversidade e Fármacos – CIBFar/CEPID/FAPESP (2013-presente).

É membro e atual Vice-Presidente para São Paulo da Academia Brasileira de Ciências, membro da Academia Mundial de Ciências (TWAS), da Academia de Ciências da América Latina (ACAL) e titular da Medalha Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico do Brasil.

Foi Diretor (2010) e Presidente (2011-2015) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-CNPq.

É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq, nível PQ-1A.

Foi Presidente da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular – SBBq (2016-2018) e é membro do Conselho da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC (2023-2026).

Foi Presidente do Conselho de Administração do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos – CGEE/MCTI (2018-2022).

É membro do Conselho Científico da empresa farmacêutica EMS desde sua criação em 2009 e desde 2016 é o Presidente deste Conselho.

Assessoria de Comunicação – IFSC/USP