Parceria com a USP auxilia prefeitura de São Carlos na gestão sustentável de resíduos

Grupo de pesquisa da Escola de Engenharia de São Carlos da USP elaborou o Inventário de Logística Reversa do município, que destaca as responsabilidades, os procedimentos e as entidades encarregadas da gestão de cada tipo de resíduo

Reciclagem é um dos processos da logística reversa – Foto: EBC/TV Brasil

Uma parceria entre a USP e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de São Carlos, em São Paulo, está promovendo soluções inovadoras na gestão sustentável de resíduos da cidade. Referência nessa área, o Núcleo de Estudo e Pesquisa em Resíduos Sólidos (Neper) da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP trabalhou com a prefeitura na elaboração do Inventário de Logística Reversa do município, que visa compreender e aprimorar o cenário dos resíduos passíveis de logística reversa na região. O material está disponível neste link.

O objetivo da parceria é cumprir as metas do Plano Municipal de Resíduos Sólidos de São Carlos (SP) e também conscientizar a população sobre a importância do descarte responsável. Ao disponibilizar dados sobre a geração, coleta e destino dos resíduos, a ideia é incentivar práticas sustentáveis e promover a participação ativa da comunidade.

O inventário, dividido em duas partes, consiste em uma cartilha informativa e um painel interativo. O documento apresenta de modo acessível o conceito de logística reversa, destacando as responsabilidades, os procedimentos e as entidades encarregadas da gestão de cada tipo de resíduo. Além disso, descreve a metodologia utilizada para coleta, organização e tabulação dos dados. São ainda apresentados os resultados obtidos e é feita uma avaliação e análise tanto do avanço no município quanto da transparência dos dados fornecidos.

Na publicação, os pesquisadores explicam a logística reversa como “um processo que tem como objetivo fazer com que um produto descartado retorne para a empresa que fez a venda ao consumidor. Esta empresa, por sua vez, retorna então o produto ao fabricante. Dessa forma, parte desta mercadoria pode ser reaproveitada ou reciclada. Quando não for possível utilizar nenhuma solução de reaproveitamento ou reciclagem, este material deve ser tratado e/ou descartado de forma a não prejudicar o meio ambiente”.

Publicação que traz informações sobre a logística reversa em São Carlos – Foto: Divulgação/EESC

O painel interativo, acessível neste link, no botão “exibir o conteúdo interativo”, é uma ferramenta que compila dados de forma dinâmica. Nele, é possível explorar informações interativas sobre a quantidade coletada, as entidades gestoras envolvidas, os responsáveis pela coleta e os pontos de coleta. Um mapa interativo também destaca os pontos de descarte espalhados pela cidade onde a população deve levar os resíduos.

Futuro mais sustentável

Fundado em 2003 e vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia Hidráulica e Saneamento da EESC, o Neper tem desempenhado um papel fundamental consolidando-se como um ponto de referência nesse campo de pesquisa. Para os pesquisadores, o trabalho com a prefeitura de São Carlos representa um passo rumo à transparência e à participação ativa da sociedade e da universidade na construção de um futuro mais sustentável e responsável em relação aos resíduos.

Participaram da elaboração do Inventário os pesquisadores Ana Maria Castro, Igor Matheus Benites, Julia Fonseca Colombo Andrade e Cleyse Kelly Barbosa Nunes.

Para acessar o material, clique aqui.

Jornal da USP – Texto adaptado da Assessoria de Comunicação da EESC