Pesquisador do CeMEAI conquista prêmio internacional na área de Ciências da Computação

Wallace Casaca foi um dos autores de obra premiada na ICCSA 2023, na Grécia, em que usa IA em Visão Computacional para segmentação de fotos em alta precisão e de maneira interativa

Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI) foi destaque de premiação mundial na área de Ciências da Computação, em julho. Nosso pesquisador Wallace Casaca fez parte do Melhor Paper eleito na categoria “Main Track” da 23ª Conferência Internacional de Ciências Computacionais e suas Aplicações (ICCSA, sigla em inglês), em cerimônia realizada na Grécia, a qual reuniu 1.132 projetos de 56 países.

A obra brasileira é intitulada “Robust Seeded Image Segmentation Using Adaptive Label Propagation and Deep Learning-Based Contour Orientation”, que utiliza Inteligência Artificial (IA) na área de Visão Computacional para a segmentação de fotos de maneira interativa. A metodologia desenhada permite recortar objetos de forma totalmente flexível, ao passo em que emprega IA para alcançar um resultado de alta precisão.

Com isso, mesclando técnicas modernas como Aprendizado Profundo e Teoria dos Grafos, o algoritmo de visão computacional entrega autonomia e tecnologia capazes de permitir avanços no campo de edição de imagens.

De acordo com a banca organizadora do ICCSA 2023, dos 1.132 trabalhos submetidos, 283 faziam parte da categoria “Main Track”. Apenas 30% deles foram aceitos após revisão primária pelos pares e a obra apoiada pelo CeMEAI, pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) desbancou 85 projetos internacionais no certame final.

Casaca divide os méritos do artigo científico com mais três pesquisadores: o doutorando Aldimir José Bruzadin, do Programa de Pós-Graduação em Matemática do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE), da Unesp de São José do Rio Preto; Marilaine Colnago, do Departamento de Engenharia, Física e Matemática, da Unesp/IQ de Araraquara; e Rogério Galante Negri, do Departamento de Engenharia Ambiental da Unesp/ICT, em São José do Campos.

Imensamente realizado pelo feito, Casaca reforçou a importância do CeMEAI para o desenvolvimento de mais uma obra que quebra barreiras e externa a força da ciência brasileira no cenário mundial.

“É uma grande honra ter esse reconhecimento pela comunidade internacional em uma reunião científica com mais de 23 anos de existência. Isso evidencia a importância e relevância da pesquisa brasileira e o alcance dos trabalhos que estão sendo conduzidos no CeMEAI”, declarou o cientista.

Sobre o CeMEAI

Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), com sede no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) financiados pela FAPESP.

O CeMEAI é estruturado para promover o uso de ciências matemáticas como um recurso industrial em quatro áreas básicas: Otimização Aplicada e Pesquisa Operacional, Mecânica de Fluidos Computacional, Modelagem de Risco, Inteligência Computacional e Engenharia de Software.

Mais informações:
Assessoria de Comunicação do CeMEAI: (16) 3373-6609