Podcast Sabidão na Carreta USP – Projeto “Há Vida Em Uma Gota”

Nesta quarta-feira, 30 de agosto de 2023, às 14h30, o Podcast Sabidão (www.youtube.com/@sabidaopodcast) da USP São Carlos estará ao vivo do Instituto Federal de São Paulo, o IFSP, Campus São Carlos, em uma transmissão especial ao lado da uma das carretas pertencentes a Pró-reitoria de Cultura e Extensão da USP. A unidade móvel Saúde e Ciência estará em São Carlos com o projeto Há vida em uma gota.

O objetivo do projeto é aproximar universidade e alunos da rede de ensino fundamental e médio em um trabalho de disseminação da ciência trabalhando com os temas recursos hídricos, impactos ambientais e a biodiversidade. O projeto conta com a participação de pesquisadores da EESC/USP (docentes e doutorandos do PPG-SEA e pós-doutorandos), da FURG-ICB e UFSCar (doutorandos do PPG-ERN), alunos do curso de graduação em Engenharia Ambiental/EESC/USP e do curso de Biologia da UFSCar, além da contribuição de outros setores da USP São Carlos (como CCEx, CDCC, etc).

A experiência didática proposta no projeto é baseada em um cenário de colaboração entre universidade e escola, buscando explorar e enfatizar a importância de recursos hídricos, desde bacias hidrográficas até a vida presente em uma gota d’água. Por meio de diversas atividades de interação com estudantes de escolas públicas, serão passados alguns fundamentos sobre bacia hidrográfica, impactos ambientais, recursos hídricos e biodiversidade.

O podcast Sabidão é uma colaboração entre o CETI-SC / STI da USP São Carlos, a Prefeitura do Campus (PUSP-SC), e as Assessorias de Imprensa do Campus. Nosso podcast se dedica a entrevistar os professores da Universidade de São Paulo, fornecendo insights valiosos para alunos do ensino médio que estão explorando diferentes caminhos profissionais.

Clique para assistir – https://www.youtube.com/live/1Z111ZEXqPI?si=9Ekscp4AT2Wd4bP

Com informações do CeTI-SC