Pós-Graduação em Química da USP recebe inscrições até 3 de junho

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo para ingresso e atribuição de bolsas institucionais do programa de pós-graduação em Química oferecidas pelo Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP.

Os candidatos aos níveis de mestrado, doutorado ou doutorado direto devem se inscrever até 3 de junho de 2018 para uma das seguintes áreas de concentração: “Físico-Química”, “Química Analítica e Inorgânica” e “Química Orgânica e Biológica”. A seleção será feita pela Comissão de Pós-Graduação (CPG), que avaliará a candidatura de acordo com disposições do edital. Sendo aprovado, o candidato poderá efetuar a sua matrícula.

Bolsas institucionais

Para concorrer às bolsas institucionais concedidas pela CPG do IQSC com recursos do Programa de Excelência Acadêmica da CAPES e da Demanda Social do CNPq, os candidatos também devem fazer a inscrição até 3 de junho de 2018 e realizar a prova escrita.

São oferecidas duas opções para a realização da prova escrita: através do Graduate Record Examinations – GRE Chemistry ou através do IQSC.

O GRE Chemistry é aplicado pela ETS nas condições, datas e taxas por eles praticadas e com base no programa por eles fixado, entretanto para esta modalidade é reservada um bolsa para mestrado e uma para doutorado ou doutorado direto.

Os que optarem pela prova escrita do IQSC devem fazê-la no dia 19 de junho de 2017, às 14 horas (horário de Brasília).

A prova é oferecida simultaneamente em capitais de vários estados do país. Na região Nordeste, as cidades são: Arapiraca (Alagoas), Fortaleza (Ceará), São Luís (Maranhão), Teresina (Piauí), São Cristóvão (Sergipe), João Pessoa (Paraíba) e Recife (Pernambuco); na região Sul, a prova será na cidade de Florianópolis, em Santa Catarina; na região Centro-Oeste a prova será em Cuiabá (Mato Grosso); na região Sudeste, a prova será na cidade de São Carlos no estado de São Paulo, onde se localiza o IQSC.

Quem faz a pós-graduação no IQSC adquire uma bagagem de conhecimento e relações que capacitam sua independência acadêmica e científica. Alguns retornam para a região de origem e contribuem no desenvolvimento das instituições de ensino e pesquisa.

Os candidatos devem estar atentos aos prazos, orientações e normas constantes no edital IQSC 007/2018 que estabelece a abertura do processo seletivo.

Pós-graduação no IQSC

O programa de pós-graduação do IQSC tem mais de 45 anos de tradição na formação de pessoal, tendo formado um número expressivo de mestres e doutores que hoje atuam em instituições de ensino e pesquisa, indústrias e diversos meios do setor produtivo do Brasil e também do exterior.

O engajamento da Unidade em programas de pesquisas básicas e aplicadas, desenvolvendo grande interação com instituições nacionais e internacionais, faz com que a Unidade alcance um dos níveis mais altos de produtividade científica da USP, segundo dados estatísticos da própria universidade, o que reflete de forma positiva na pós-graduação.

O curso tem recebido a nota  “7”  em avaliação da CAPES, sendo o mais alto nível atribuído, concedido aos cursos reconhecidos com nível de excelência internacional. Promover a internacionalização e o duplo diploma é uma das políticas do programa.

Informações sobre os orientadores credenciados e linhas de pesquisa podem ser encontradas no site institucional.

Por Sandra Zambon (Comunicação IQSC)