Práticas em Processos de Fabricação: Alunos apresentam projetos da disciplina

Nesta quinta-feira, dia 30, das 13h30 às 15h30, serão apresentados no Anfiteatro Mori Seiki do Departamento de Engenharia de Produção (SEP) da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP os projetos da disciplina SEP0285 – Práticas em Processos de Fabricação, ministrada pelos professores do SEP João Fernando Gomes de Oliveira e Marino Rezende – responsáveis pela disciplina – e os professores colaboradores Eraldo Jannone da Silva e Reginaldo Teixeira Coelho.

Uma turma com 40 alunos do segundo ano do curso de Engenharia de Produção da EESC foi submetida a aulas práticas para vivência e experimentação dos principais processos de fabricação utilizados nas indústrias metal-mecânica. Os estudantes foram divididos em grupos de cinco integrantes cada e desempenharam funções estratégicas – como coordenador, processista do plano de operações, entre outros – a fim de produzirem peças que no final foram unidas para formação de um conjunto mecânico: um caminhão betoneira. Para tanto, os grupos tiveram que determinar quais processos seriam aplicados na produção das peças indicadas, definindo quais parâmetros, ajustes e tolerâncias dimensionais seriam utilizados.

A metodologia aplicada em sala de aula foi o Project Based Learning (PBL), a qual tem se tornado cada vez mais relevante na EESC por permitir uma nova interação do aluno com a aprendizagem, uma vez que os estudantes envolvem-se em desafios para resolverem um problema ou desenvolverem um projeto que tenha uma interface com a vida fora da sala de aula. No processo, eles lidam com questões interdisciplinares, tomam decisões e agem sozinhos e em equipe. Por meio dos projetos são analisadas também suas habilidades de pensamento crítico, criativo e a percepção de que existem várias maneiras para realizar uma tarefa. A avaliação é feita de acordo com o desempenho durante a realização e na entrega dos projetos.

Todos os interessados são convidados para assistirem às apresentações. O Auditório Mori Seiki localiza-se no Núcleo de Manufatura Avançada (NUMA) do SEP, localizado no campus 1 da USP em São Carlos.

Mais informações:
Departamento de Engenharia de Produção (SEP)
E-mail: departamento.producao@eesc.usp.br

Por Assessoria de Comunicação da EESC