Prêmio IQSC de Produtividade em Pesquisa – 2015 será entregue em cerimônia nesta sexta-feira

Acontece nesta sexta-feira, 18 de novembro de 2016, às 10h, no anfiteatro térreo do Instituto de Química de São Carlos (IQSC), a cerimônia de entrega do Prêmio IQSC de Produtividade em Pesquisa – 2015  ao Prof. Dr. Marcos Roberto de Vasconcelos Lanza.

A Profa. Dra. Agnieszka Joanna Pawlicka Maule e o Prof. Dr. Germano Tremilosi Filho foram indicados, respectivamente, segundo e terceiro classificados e receberão Menção Honrosa. A cerimônia é aberta aos interessados.

O Prêmio IQSC de Produtividade em Pesquisa foi instituído em 2011 com a finalidade de homenagear anualmente, docentes da unidade que se destacaram por artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais, levando em consideração o índice de impacto e a participação de autores discentes.

Após a premiação o Prof. Dr. Marcos Lanza proferirá a palestra “Contribuições do GPEA para o desenvolvimento da Eletroquímica Ambiental: materiais e processos”.

Os contemplados

Marcos Roberto de Vasconcelos Lanza

É Professor Associado e coordena o Grupo de Processos Eletroquímicos e Ambientais (GPEA). Formado em Química Tecnológica, fez seu mestrado e doutorado em Engenharia de Materiais (Mecânica).

Foi distinguido com Menção Honrosa do Prêmio IQSC de Produtividade em Pesquisa nas edições 2013 e 2014.  Em 2016 recebeu o Prêmio Inventores,  outorgado pela Agência de Inovação (Inova) da Universidade Estadual de Campinas, na categoria Patente Concedida.  Possui sete patentes registradas e outras três já foram solicitadas.

Atua principalmente nos seguintes temas: eletroquímica ambiental, eletroquímica aplicada, materiais eletródicos, eletrodos de difusão gasosa, eletrogeração de peróxido de hidrogênio, tratamento eletroquímico de efluentes, reatores eletroquímicos, processos oxidativos avançados (POA) e efluentes industriais.

Agnieszka Joanna Pawlicka Maule

É pesquisadora Associada, autora de três livros e quatro patentes.  Em 2014 recebeu o título científico de Professor de Ciências Químicas do Presidente da República da Polônia. Entre outras premiações, foi contemplada em 2011 com a Medalha de Honra ao Mérito da Southern Office of Aerospace Research and Development AFOSR-SOARD. Professor visitante na Warsaw University of Technology (Polônia), University of Malaya (Malásia) e University of Michigan (EUA).

Em seu currículo, os temas mais frequentes são: eletrólitos sólidos poliméricos, polímeros naturais, dispositivos eletrocrômicos, filmes finos, polímeros condutores, eletrocromismo e condução iônica. Recentemente começou pesquisa relacionada com o desenvolvimento de hidrogéis biodegradáveis para aplicação em agricultura.

Germano Tremiliosi Filho

Pesquisador Titular integrante do Grupo de Eletroquímica, desenvolve pesquisas em eletroquímica e ciência de superfície.

Possui mais de 150 artigos publicados, além de mais de duas centenas de trabalhos em congressos e três capítulos de livros.  É sócio fundador da Sociedade Brasileira de Vácuo.

Seus temas de interesse são eletrocatálise, ciência de superfície, ciência de materiais, corrosão, tendo como áreas específicas: eletrooxidação de: CO, metanol, etanol e glicerol; modificação de superfícies monocristalinas de platina, ouro, etc, geração de hidrogênio por eletrólise da água, células à combustível de conversão de: metanol, etanol e glicerol, corrosão, fotoeletrocatálise e biomateriais para implante ósseo.

Como contribuição científica e tecnológica para a inovação, destacam-se: desenvolvimento da célula a combustível de etanol direto e estudo da viabilidade e desenvolvimento da célula à combustível de glicerol direto, onde desenvolve estudos pioneiros básicos e aplicados da oxidação de glicerol para aplicação tecnológica na produção de eletricidade limpa empregando este co-produto da síntese de biodiesel.