Prêmio IQSC de Produtividade em Pesquisa será entregue em cerimônia nesta quarta-feira

Acontece nesta quarta-feira (8/6), às 10h, no anfiteatro térreo do Instituto de Química de São Carlos (IQSC), a cerimônia de entrega do Prêmio IQSC de Produtividade em Pesquisa – 2014  ao Prof. Dr. Roberto Gomes de Souza Berlinck.

O segundo classificado foi o Prof. Dr. Artur de Jesus Motheo e em terceiro lugar estão os Profs. Drs. Marcos Roberto de Vasconcelos Lanza e Roberto Luiz Andrade Haiduke; que receberão Menção Honrosa. A cerimônia é aberta aos interessados.

O Prêmio IQSC de Produtividade em Pesquisa foi instituído em 2011 com a finalidade de homenagear anualmente, docentes da unidade que se destacaram por artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais, levando em consideração o índice de impacto e a participação de autores discentes.

OS PREMIADOS

Roberto Gomes de Souza Berlinck

Pesquisador Titular desde 2011, coordena o Grupo de Química Orgânica de Sistemas Biológicos (QOSBio), que desenvolve pesquisa conjunta com várias instituições do país e também no Canadá e  Estados Unidos.

É membro da Coordenação do Programa Biota-Fapesp desde 2009, do Comitê Gestor do Programa Sisbiota-CNPq desde 2011 e do Programa de Pesquisas Ecológicas de Longa Duração do CNPq desde 2013. Recebeu o Prêmio Fundação Oswaldo Cruz e também o Matthew Suffness Award da American Society of Pharmacognosy.

Interesses de pesquisa incluem a química biológica do metabolismo secundário de organismos vivos, principalmente de invertebrados marinhos e micro-organismos, que incluem a descoberta de moléculas biológicas ativas, a biossíntese de metabólitos secundários e biotecnologia marinha.

Para saber mais sobre o pesquisador, acesse: http://www5.iqsc.usp.br/pessoal/docentes/rgsberlinck/

Artur de Jesus Motheo

É Professor Titular no IQSC, onde coordena o Grupo de Eletroquímica Interfacial.

Dedicou-se a diferentes atividades administrativas, dentre as quais Presidente das Comissões de Cooperação Internacional (CCInt-IQSC), de Pesquisa (CPq) e de Graduação (CG). Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Físico-Química do IQSC e Vice-Prefeito do Campus USP São Carlos. Atualmente exerce a suplência da Chefia do Departamento de Físico-Química, além de ser o Secretário Geral da Sociedad Iberoamericana de Electroquímica e Presidente da Sociedade Brasileira de Eletroquímica e Eletroanalítica.

Interesses em pesquisa incluem: eletroquímica ambiental, polímeros condutores e adsorção em interfaces eletrodo solução, com ênfase em superfícies sólidas na ausência de processos faradaicos.

Para saber mais sobre o pesquisador, acesse: http://www5.iqsc.usp.br/pessoal/docentes/artur/

Marcos Roberto de Vasconcelos Lanza

É Professor Associado e coordena o Grupo de Processos Eletroquímicos e Ambientais (GPEA). Formado em Química Tecnológica, fez seu doutorado em Engenharia de Materiais.

Em 2013 também foi contemplado com Menção Honrosa do Prêmio IQSC de Produtividade em Pesquisa e em 2016 recebeu o Prêmio Inventores, outorgado pela Agência de Inovação (Inova) da Universidade Estadual de Campinas, na categoria Patente Concedida.

Atua principalmente nos seguintes temas: eletroquímica ambiental, eletroquímica aplicada, materiais eletródicos, eletrodos de difusão gasosa, eletrogeração de peróxido de hidrogênio, tratamento eletroquímico de efluentes, reatores eletroquímicos, processos oxidativos avançados (POA) e efluentes industriais.

Para saber mais sobre o pesquisador, acesse: http://www5.iqsc.usp.br/pessoal/docentes/marcoslanza/

Roberto Luiz Andrade Haiduke

É Professor Associado e integra o Grupo de Química Quântica (QUANTA).  Licenciado e Bacharel em Quimica, fez seu doutorado na Universidade Estadual de Campinas.

Recebeu em 2012 o Prêmio Horácio Carlos Panepucci, por ter sido eleito o Melhor Professor de 2011 pelos alunos ingressantes no curso de Ciências Físicas e Biomoleculares do Instituto de Física e São Carlos –USP.

Atua principalmente nos seguintes temas: intensidades de infravermelho, cargas atômicas, tensores polares, desenvolvimento de conjuntos de funções de base, cálculos relativísticos de átomos e moléculas e determinação de valores acurados do momento de quadrupolo nuclear.

Para saber mais sobre o pesquisador, acesse: http://www5.iqsc.usp.br/pessoal/docentes/haiduke/