Programa de bolsas inscreve estudantes da USP para aprimoramento acadêmico

É um programa de aprimoramento da formação cidadã, acadêmica e profissional, com duração de um ano; o prazo para inscrição vai até 15 de agosto

PUB recebe inscrições de alunos de graduação; as bolsas têm duração de um ano, com 40 horas mensais – Foto: Acervo CPC USP

O Programa Unificado de Bolsas de Estudos para Apoio à Formação de Estudantes de Graduação (PUB-USP) é uma ação integrada das Pró-Reitorias de Cultura e Extensão, Graduação e Pesquisa e Inovação da Universidade de São Paulo que visa ao engajamento do corpo discente em atividades de ensino de graduação, pesquisa, cultura e extensão, de forma a contribuir para a formação cidadã, acadêmica e profissional dos alunos de graduação. A edição 2023/204 do programa já está recebendo inscrições até 15 de agosto através do sistema Jupiterweb e os estudantes podem se inscrever em até três projetos de seu interesse. O valor da bolsa é de R$ 700,00 mensais, durante o período de 12 meses, com início em 1º de setembro.

Para participar, o estudante deve estar regularmente matriculado em curso de graduação da USP e apresentar bom desempenho acadêmico. O bolsista deve dedicar-se às atividades do projeto por 40 horas mensais, cumprir as atividades propostas e respeitar o cronograma de execução do projeto. Além disso, não pode acumular o recebimento de bolsas, exceto auxílios da Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento. Ao final do projeto, os bolsistas das vertentes Ensino e Cultura e Extensão deverão apresentar relatório de atividades; e da vertente Pesquisa deverão apresentar sua produção no Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP (SIICUSP).

Haverá um processo de seleção, mediante avaliação do perfil acadêmico dos candidatos. Estudantes inscritos que não forem inicialmente selecionados vão compor uma lista de espera, e poderão ser indicados para projetos com vagas remanescentes. Depois dessa etapa, os coordenadores dos projetos com bolsas disponíveis também poderão, em caráter excepcional, indicar estudantes não inscritos anteriormente no PUB – os estudantes indicados receberão e-mail para aceitação da bolsa, o que implica anuência com os termos do edital.

O edital completo pode ser acessado aqui.

Mais informações nos seguintes e-mails:

Por Jornal da USP