Projetos criados na USP que promovam justiça climática podem receber auxílio financeiro

Iniciativa internacional Climate-U, em conjunto com a Superintendência de Gestão Ambiental da USP, vai selecionar projetos para receber auxílio financeiro de até R$ 9 mil; as inscrições vão até o dia 27 de agosto

Arte sobre foto/Freepik

Projetos liderados por professores da USP, que têm como objetivo promover atividades de ação participativa que abordem questões relacionadas à justiça climática, podem se inscrever no Edital do projeto Transforming Universities for a Changing Climate (Climate-U), iniciativa internacional que pretende unir esforços nas universidades para enfrentar os desafios das mudanças climáticas no mundo. Na USP, o projeto é coordenado pela Superintendência de Gestão Ambiental (SGA).

Podem ser inscritas no concurso as atividades que agregam projetos de envolvimento da comunidade, cursos ministrados para estudantes, planos de sustentabilidade institucional, programa de conscientização pública, entre outras ações que buscam promover caminhos para um futuro mais sustentável.

As propostas devem ser enviadas por e-mail para incline.aca@iag.usp.br até o dia 27 de agosto. Os resultados serão divulgados a partir do dia 6 de setembro. Os projetos selecionados devem ser executados até o dia 31 de outubro do próximo ano, podendo receber auxílio financeiro de até R$ 9 mil.

Tercio Ambrizzi, superintendente de Gestão Ambiental da USP – Foto: Cecília Bastos / USP Imagens

“Esperamos que o edital instigue docentes e alunos de diversas áreas do conhecimento a refletir sobre o que cada um de nós pode fazer para contribuir no enfrentamento dos desafios relacionados às questões ambientais. A USP possui um enorme potencial para promover ações positivas neste sentido, e o engajamento de diversos atores da comunidade universitária nestas ações, através de projetos como o Climate-U, é crucial para potencializar resultados”, destaca o professor Tercio Ambrizzi, superintendente da SGA e coordenador do projeto na Universidade.

Essa é a segunda grande ação do Climate-U, que teve início em fevereiro de 2020. A primeira, com o tema Mudanças Climáticas e a Universidade: Práticas, experiências e atitudes, buscou avaliar o conhecimento dos alunos da USP em relação às mudanças climáticas.

Confira o site oficial do projeto Climate-U em www.climate-uni.com, do NapMC/Incline em  www.incline.iag.usp.br e da SGA em www.sga.usp.br. Acompanhe também as redes sociais, clicando nos links:

Incline: Facebook | Twitter | Instagram | Youtube

SGA: Facebook | Instagram | Youtube