O professor do Departamento de Engenharia de Produção (SEP) da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, João Fernando Gomes de Oliveira, participará no dia 24 de maio do evento Fundação FHC 2018 – Questões que desafiam o Brasil: 4º Revolução Industrial, o Brasil vai perder esse trem?, que ocorrerá das 10 às 12 horas, na Fundação Fernando Henrique Cardoso.

fundacao fhc

Internet das Coisas, Computação em Nuvem, Big Data, Machine Learning são palavras que compõe o dicionário da chamada 4ª Revolução Industrial. Na verdade, trata-se da radical digitalização das relações econômicas e sociais, com aplicações em todos os setores.

Nos países desenvolvidos – em particular Alemanha, Estados Unidos, Japão e agora também China – a nova revolução tecnológica já vem transformando a produção, a entrega e o consumo de bens e serviços privados e públicos. O Brasil está atrasado em relação à expansão dessa nova fronteira do progresso técnico, que aponta na direção de extraordinários ganhos de produtividade, qualidade dos serviços, maior eficiência no uso de recursos naturais e redução de custos.

Com a produtividade virtualmente estagnada, custos elevados, grande desperdício no uso de recursos naturais, serviços públicos ineficientes, como o Brasil pode engatar na marcha da 4ª Revolução Industrial antes que seja condenado à condição de vagão retardatário ou, pior, perca o trem da história do desenvolvimento no século 21?

Essa é a questão que está posta nesse seminário para três personalidades que conhecem como poucos a economia real do Brasil. Conheça mais sobre eles a seguir:

João Fernando Gomes de Oliveira

Engenheiro, é vice-presidente da Academia Brasileira de Ciências e professor titular da EESC. Foi diretor presidente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT) de 2008 a 2012 e cofundador e primeiro presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII). Possui graduação em Engenharia Mecânica pela EESC e Pós-doutorado pela University of California – Berkeley.

Jorge Arbache

Economista, é secretário de assuntos internacionais do Ministério do Planejamento do Brasil e membro do Conselho de Administração do BNDES e da Logigas. É secretário executivo do Fundo de Investimento Brasil-China e da Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex). Atuou como consultor econômico sênior da Presidência do BNDES e economista-chefe no Ministério do Planejamento. Professor de economia na Universidade de Brasília, é Ph.D em economia pela Universidade de Kent.

José Roberto Mendonça de Barros

Economista, é membro do Conselho Consultivo da FEBRABAN e fundador da empresa de consultoria empresarial MB Associados (1978). Recebeu o prêmio Economista do Ano (1998) e atuou como secretário de política econômica do Ministério da Fazenda (1995-98). Participou de vários Conselhos de Administração e Consultivos, como os da BM&F Bovespa e do Banco Santander, entre outros. Possui pós-doutorado pela Yale University e atuou por mais de 30 anos como professor de economia na USP. É articulista do jornal O Estado de S. Paulo.

A Fundação FHC localiza-se na Rua Formosa, 367, 6º andar, Centro, em São Paulo (SP). Para participar, basta se inscrever clicando aqui.

Mais informações:
Professor João Fernando Gomes de Oliveira