Química às 16h aborda aspectos inusitados da Lei de Lambert-Beer

Nesta quarta-feira, 31 de agosto de 2016, o Instituto de Química de São Carlos (IQSC) – USP, recebe o Prof. Dr. Elias Ayres Guidetti Zagatto, do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA) que falará sobre “Aspectos Inusitados da Lei de Lambert-Beer em Análises Químicas em Fluxo”.

Segundo o convidado, “em sistemas de análises químicas em fluxo, a amostra é processada antes de atingir a unidade de detecção. Considerando-se a detecção espectrofotométrica, tem se verificado que a linearidade da função absorbância vs concentração do analito, inerente à Lei de Lambert-Beer, pode ser afetada por este processamento.  Este aspecto sera discutido à luz de três pontos de vista”.

O seminário será às 16 horas, no anfiteatro térreo do IQSC/USP.  As vagas são limitadas e gratuitas. Haverá emissão de declaração aos participantes que se cadastrarem pelo site www5.iqsc.usp.br/eventos

Sobre o palestrante

O Prof. Dr. Elias Zagatto é Professor Titular junto ao CENA-USP e membro da Academia Brasileira de Ciências.  Tem mais de duas centenas de artigos publicados.

“Suas atividades de pesquisa contemplam principalmente o projeto e desenvolvimento de sistemas de análises químicas em fluxo, com aplicações nas áreas agronômica, ambiental, farmacêutica e industrial. Ênfase tem sido dada à valorização dos aspectos éticos, morais e espirituais, de forma a desenvolver junto aos seus estudantes e colaboradores os sentimentos de espírito de equipe, liberdade intelectual, criatividade e sobretudo, amizade.” (lattes)

Química às 16

O seminário integra o Ciclo de Palestras e Seminários “Química às 16h” que objetiva discutir temas atuais envolvendo ciência, universidade, academia e gestão do conhecimento, com cientistas de diferentes áreas.  O Prof. Dr. Frank Nelson Crespilho, coordena a atividade.

As palestras e seminários são abertos ao público gratuitamente e acontecem durante o ano todo.

“Aspectos Inusitados da Lei de Lambert-Beer em Análises Químicas em Fluxo”

Prof. Dr. Elias Ayres Guidetti Zagatto (CENA-USP)

31/08/2016, 16h, anfiteatro térreo do IQSC – USP

Av. Trabalhador são-carlense, 400