Química às 16h: pesquisador fala sobre a convergência de tecnologias

A demora para obter resultados de alguns exames já fez muita gente se perguntar: por que não se coloca um computador para agilizar isso?   Embora pareça fácil, na prática, “sistemas de diagnóstico por computador só serão bem sucedidos  se equipes multidisciplinares de pesquisa atuarem de maneira integrada”, afirma o pesquisador Osvaldo Novais de Oliveira Junior, o que exige muita pesquisa e  dedicação.

“Sobre a convergência de tecnologias: como explorar nanotecnologia e big data para diagnóstico apoiado por computador”, é o assunto que será abordado por Osvaldo Novais, no próximo dia 28 de abril, às 16h, no anfiteatro térreo do Instituto de Química de São Carlos – USP.

Na palestra, o convidado apresentará os ingredientes básicos desse tipo de sistema, “que incluem monitoramento e coleta contínuos de dados médicos de pacientes, além de mecanismos de mineração dos dados e algoritmos para classificação.”.  O pesquisador complementa: “esse monitoramento envolve uma variedade de sensores e biossensores, cujo desenvolvimento requer fabricação de nanomateriais, design de novas arquiteturas moleculares e métodos de detecção avançados. Trata-se, portanto, de trabalho eminentemente de nanociência e nanotecnologia. O processamento de dados e o sistema computacional para propiciar o diagnóstico, por outro lado, dependem de métodos pertencentes a um paradigma de ciência e tecnologia oposto ao que é empregado em nanociência”.

O pesquisador

Osvaldo Novais de Oliveira Junior é pesquisador junto ao Instituto de Física de São Carlos – USP e membro fundador do Núcleo Interinstitucional de Linguística Computacional (NILC), que desenvolveu o revisor gramatical ReGra, agraciado com dois prêmios de inovação tecnológica e disponível mundialmente com o processador de texto Word for Windows.

Além de ter sete pedidos de patentes e cerca de 460 artigos publicados em periódicos especializados, publicou dois livros, sendo um deles sobre escrita científica  em inglês.

É membro da Academia de Ciências do Estado de São Paulo. Pertence ao comitê editorial de 3 revistas, sendo também editor associado da revista Journal of Nanoscience and Nanotechnology e da revista Display and Imaging.

Química às 16h

Evento oficial do Instituto de Química de São Carlos, o Ciclo de Palestras e Seminários “Química às 16h”  objetiva promover encontros com convidados de reconhecida competência no cenário da Ciência e destaque no mundo todo.  O evento é coordenado pelo Prof. Dr. Frank Nelson Crespilho e tem o apoio do Instituto de Estudos Avançados (IEAv-USP), polo São Carlos

Haverá transporte gratuito, da área 2 para a área 1 da USP, para os interessados em assistir o seminário: saída às 15h30min defronte o prédio da Química Ambiental.   Os interessados em retornar à area 2 após o seminário, devem comunicar o fato ao motorista.

Para mais saber mais sobre o  Química às 16h,  acesse:  http://q16.iqsc.usp.br/

Serviço:

“Sobre a convergência de tecnologias: como explorar nanotecnologia e Big Data para diagnóstico apoiado por computador”

Prof. Dr. Osvaldo Novais de Oliveira Junior (IFSC-USP)

28 de abril de 2016 – quinta-feira, 16h, anfiteatro térreo do IQSC/USP

Av. Trabalhador São-carlense, 400

Inscrições e resumo: www5.iqsc.usp.br/eventos

Entrada franca e aberta aos interessados

Por Assessoria de Comunicação do IQSC